-
Arquitetos: Nha Dan Architects
- Área: 877 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
-
Fabricantes: AutoDesk, Cara, Daikin, Ixina, Kohler, Molution, Nha Le Company, Sika Hardener, Trimble, Vietceramics
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em projetos anteriores, um sistema de vigas e colunas de concreto era usado para liberar as plantas das colunas, conectando melhor os diferentes espaços e deixando o exterior entrar. Na casa Bunker, empregamos esse sistema de concreto não apenas como estrutura, mas também como partições espaciais e estética orientadora do projeto.
Uma série de colunas de concreto agrupadas em três pernas serve como pontos de ancoragem estrutural para as lajes. Essas três pernas definem as experiências espaciais em toda a casa: no primeiro andar, a primeira perna protege os espaços do mundo exterior; a segunda (essencialmente um núcleo de elevador) e a terceira juntas definem uma borda suave entre os espaços de estar e os de serviço.
A primeira e a segunda perna acentuam a sala de estar e de jantar com a altura adicional. Nos níveis superiores, essas pernas se fundem com paredes não estruturais para definir os limites entre o interior e o exterior, e dividem o nível superior em salas menores.
A estética e a textura brutas das nervuras das lajes continuam nas pérgulas de concreto e metal do lado de fora, e também nos tetos e paredes. O espaço interior resultante parece contido e resistente como um bunker e, ainda assim, fluido, arejado e cheio de luz natural.