-
Arquitetos: Platform 21 Architecture
- Área: 300 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Benson Go
-
Fabricantes: APAI Marketing, Arctic Forest Products, Boysen, Felport Marketing, Filtra Timber, ISF Greyscale, Marusugi Clay Tile
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em um terreno de esquina com 300 m² em Baliuag, o Bulacan é a Bahay Sibi, uma residência de três pavimentos feita em madeira e concreto. Volumes de concreto reforçado oferecem um jogo dinâmico na forma, equilibrados pelo calor dos beirais de madeira, painéis externos e proteção solar exclusiva. Uma interação interessante da fachada é observada em suas duas frentes, transformando-se em volumes individuais coesos por seu brise recorrente, remanescente do homônimo da casa - o sibi.
Criar uma casa representativa do arquétipo filipino é o que a Platform 21 Architecture pretendia para Bahay Sibi. O sibi, uma extensão do telhado sobre uma janela, é um componente-chave do bahay kubo - uma conhecida casa vernacular filipina. O sibi atua como uma proteção primária contra as intempéries, desde chuvas fortes a luz solar intensa, e é um componente importante para a arquitetura em locais tropicais. Guiada por esse princípio, o escritório transformou o sibi em uma casa moderna, utilizando sua própria interpretação para uma abordagem mais contemporânea. Com o terreno voltado principalmente para o norte e o leste, uma ampla luz do sol da manhã foi levada em consideração. Os principais espaços, como as áreas de estar e de jantar, estavam situados respectivamente nos lados leste e norte da propriedade, com o jardim e a varanda situados ao longo do lado nordeste.
As aberturas foram projetadas para permitir a entrada da luz solar e do vento. Para lidar com o calor intenso durante o dia, as iterações iniciais do sibi podem ser vistas ao longo das aberturas nos principais espaços públicos, fornecendo luz e mantendo o calor externo. O espaçamento do brise com padrão sibi se estende para cima, em direção ao segundo andar, onde continua sombreando os dormitórios com vista para as estradas norte e leste. Com seu layout simples e eficiente, os dormitórios foram adequadamente posicionados para maximizar vistas, mantendo um pouco de privacidade.
Do seu exterior forte em madeira e concreto, a Bahay Sibi evoluiu para um refúgio de espaços interiores acolhedores. Luminoso, arejado e brilhante, o espaço interior do Bahay Sibi possui uma planta simplificada que maximiza a funcionalidade e a multidimensionalidade do uso espacial, ancorada no princípio de espaços inter-relacionados para incentivar a mobilidade e a mistura. A planta aberta no térreo forneceu um fluxo desobstruído para várias atividades dentro da casa. Linhas simples, limpas e eficientes são equilibradas com tons quentes de carvalho. Esse equilíbrio delicado é melhor exemplificado pelo contraste entre os azulejos de cores claras e os painéis de madeira da parede, bem como a escada de vigas abertas simplificada, feita de tábuas de carvalho maciças. Esses elementos no espaço interior estão em harmonia com o exterior da casa, proporcionando uma continuidade em seu design e planejamento.
Platform 21 Architecture mostrou um domínio da continuidade em sua utilidade de materiais, harmonização de espaço e volume e iteração cuidadosa, porém ousada, da arquitetura vernacular na forma contemporânea. Bahay Sibi é um exemplo de como os conceitos básicos podem ser aprendidos desde as primeiras origens arquitetônicas das Filipinas e evoluídos para acomodar os requisitos modernos e estéticos. Por meio de uma compreensão clara da arquitetura e do planejamento, bem como uma homenagem respeitosa às raízes vernaculares, os arquitetos exemplificaram sua coragem em criar uma residência que é, ao mesmo tempo, magnífica e moderada, focada nas necessidades de seus usuários finais sem comprometer a identidade e a arte.