-
Arquitetos: Aut Aut Architettura
- Área: 600 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Francesco Calandra
Descrição enviada pela equipe de projeto. Giovanna per il Madagascar Onlus é uma instituição ativa em Madagascar há 20 anos. Mais especificamente, opera na ilha Nosy Be, ajudando crianças afetadas por diabetes e malformações nos membros. Como Madagascar é caracterizada por alta pobreza e baixos índices de alfabetização, a ONG está assumindo uma nova missão para ajudar crianças abandonadas, oferecendo-lhes um lar onde dormir e refeições diárias, um local onde podem ser tratadas por médicos e uma comunidade, onde podem estudar e brincar.
"CSSJB", uma congregação católica, disponibilizou um terreno nos arredores de Hell Ville, para construir um lar com capacidade para abrigar 36 crianças. O projeto foi inicialmente delineado pela vontade de concluir o layout em "L" atual dos dois edifícios da “Escola Alberto Cremona” com uma terceira ala capaz de definir uma praça aberta.
A estrutura é composta por uma laje que hospeda dois dormitórios para meninos e meninas equipados com banheiros, enfermarias e cozinha. Dois volumes abrigam o refeitório e uma sala polivalente que define um espaço aberto coberto e que funciona como pano de fundo em continuidade com a praça aberta.
Todos os espaços interiores são acessíveis a partir deste ambiente equipado com recursos como uma área rebaixada para sentar e se reunir, a fim de promover a vitalidade de uma praça. O telhado duplo é composto por uma camada de isolamento inferior e uma impermeável superior. Dessa forma, os dormitórios não estão sujeitos à radiação solar direta e o ar circula na zona de amortecimento entre as duas camadas, garantindo o resfriamento natural, enquanto todo o edifício, incluindo os espaços ao ar livre, é protegido das fortes chuvas locais.