-
Arquitetos: Damith Premathilake Architects
- Área: 413 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Eresh Weerasuriya
-
Fabricantes: Hansgrohe, Dulux, Duravit, Hafele, LG Electronics, Naveen Ceramics, Semage Glass
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência está localizada no subúrbio de Colombo, conhecido como Kalalgoda, ao lado de um arrozal. Ela reúne natureza e arquitetura para celebrar a beleza da sua paisagem adjacente. Apesar do desafio de projetar em um terreno estreito, a casa foi feita para que, em seu contexto tropical, tenha a orientação ideal. A frente do terreno é voltada para a via de entrada, enquanto a parte posterior está voltada ao campo de arroz. Isso ajuda a fomentar a ventilação natural criando uma atmosfera confortável dentro de casa.
Esta moradia minimalista e de fluxo livre cumpre o desejo do cliente de se conectar com a natureza criando vistas espetaculares. A vista emoldurada do arrozal na entrada, juntamente com o uso de cores terrosas que refletem o verde da natureza, ajudam a embaçar as linhas entre o interior e o exterior, criando uma experiência geral tranquila. Portanto, quem entrar na residência sentirá que a natureza é trazida para os espaços interiores. Um espaço acolhedor para o jardim, pavimentado com cascalho vermelho, cria uma agradável recepção na entrada. Um elegante espelho d'água localizado no centro da casa atrai os holofotes para uma parede de tijolos única. O jogo de luz e sombra nesta parede de tijolos durante diferentes horas do dia contribui para o ambiente encantador da casa. A parede exposta também adiciona profundidade e textura, ocultando sensatamente o fato de ser uma parede cega.
A casa de dois andares conecta todos os seus espaços internos e os abre ao espaço central de dupla altura com as duas modestas árvores 'Dan' que se erguem da água. As variações sutis de textura e material nos acabamentos, desde dormentes reutilizados a tijolos à vista, são trabalhadas em harmonia para criar um ambiente encantador. A cor e o material são manipulados em graus variados para romper com a monotonia em diferentes espaços da casa, o que é evidente na vista lateral da estrada com a porta de entrada e garagem acentuada por uma parede de tijolo porosa que acrescenta identidade e caráter à casa, enquanto oferece vislumbres do espetacular arrozal.
Além disso, o uso de pisos coloridos no interior, juntamente com elementos de madeira, melhoraram a iluminação, criando uma atmosfera minimalista e agradável. O uso de telas verticais de madeira em algumas janelas do dormitório garante privacidade ao usuário e, ao mesmo tempo, fornece ventilação natural ao espaço. A incorporação cuidadosa de árvores e terraços existentes nos níveis superiores cria espaços interessantes adornados com copas de árvores do local, proporcionando uma vista relaxante ao sentir os ventos suaves soprando pelo arrozal. Efeitos visuais e fluxo espacial são incorporados para uma vida confortável nos dois níveis da casa, considerando a escala humana para criar uma sensação de intimidade e uma estada tropical contemporânea esteticamente agradável.