-
Arquitetos: Taller Sintesis
- Área: 40 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Silvio Pereira
-
Fabricantes: Adobe Systems Incorporated, Ajover, Argos, AutoDesk, Chaos Group, Ladrillera Santafé, Porveedor local, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nas proximidades de Montes de Maria, uma das regiões mais afetadas pela violência na Colômbia, o Fondo Acción, no âmbito de suas estratégias de incentivo ao cuidado comunitário do ambiente e à produção sustentável, concebeu um plano de construção de uma série de salas de aula ambientais a fim de reforçar as instituições educativas do local. A primeira dessas salas foi construída em Guayanes, no município de Santa Rosa del Sur, Bolívar. É um pequeno edifício de quarenta metros quadrados que complementa as instalações da escola existente.
O edifício proposto é um espaço para a sombra, uma grande cobertura através da qual o ar atravessa livremente mantendo o interior fresco. Trata-se de um espaço aberto pensado para ser utilizado a todo o momento, tanto pelos alunos da escola, como pela comunidade em geral, mesmo quando as suas portas estão fechadas, motivo pelo qual se mantém disponível um salão aberto para utilização gratuita pela comunidade. O edifício também foi concebido como uma grande peça de mobiliário que encoraja as pessoas a ficarem e a se encontrarem, as suas paredes dobram-se gerando bancos e nichos tanto no interior como no exterior, e o seu piso sobe trinta centímetros acima do terreno natural, transformando todo o seu perímetro numa grande cadeira pública.
A construção desse projeto foi planejada a partir dos materiais disponíveis localmente, entendendo os problemas de transporte em uma região sem estradas ou conexões, materiais conhecidos pela mão de obra local e que demandam pouca capacitação são favoráveis, e, além disso, buscou-se resgatar as tradições do manejo da madeira que reflete as residências da região tanto dentro quanto fora, assim as janelas e portas dessa pequena sala se transformam em um tecido de madeira que deixa passar o vento e filtra a luz intensa da região, fazendo com que o interior esteja em constante mudança através das sombras que se projetam nas superfícies.