-
Arquitetos: K-Studio, Lambs and Lions
- Área: 7925 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Georg Roske, Ana Santl
-
Fabricantes: Kiskinidis Living Made Easy, MIA Collection, Vagenas
Descrição enviada pela equipe de projeto. A terceira unidade do resort Casa Cook, a Casa Cook Chania, reitera sua imagem de conforto dentro de um conceito descontraído de luxo, estabelecido pela direção de arte visionária do estúdio de design de interiores Lambs and Lions de Berlin. Aqui, sua abordagem criativa refinada é adaptada à extensa localização na encosta da costa de Creta e foi desenvolvida e realizada em colaboração com os arquitetos gregos do k-studio e a designer de interiores Annabell Kutucu.
A abordagem projetual era dupla: usar como inspiração a arquitetura modernista para solucionar elegantemente a dinâmica espacial desafiadora de projetar dormitórios em um terreno íngreme e apertado; e criar um layout de "vila" para o resort, com ênfase no espaço externo que combinasse os pontos de encontro maiores e abertos com espaços menores e mais tranquilos, todos com vistas inesquecíveis.
A influência modernista é evidente durante todo o desenvolvimento, começando com sua chegada, no ponto mais alto do local, no edifício da entrada. A extensa vista sob o icônico teto voador causa uma primeira impressão memorável. Os quartos, agrupados em volumes de concreto liso e caixas de madeira, equilibram em balanço as paredes de pedra local enquanto descem a encosta em direção à praia. São refúgios sensuais e frescos, cuidadosamente posicionados para criar interiores que se estendem para os terraços privativos com piscina e vistas únicas para o mar e também para os exuberantes jardins do pátio.
O caminho até a praia é uma interação poeticamente coreografada de luz, sombra e textura. O paisagismo é autêntico e fundamentado em uma influência semi-tropical que adiciona drama e contraste. As caixas de concreto liso gradualmente se separam e se transformam em estruturas mais ásperas e mais brutalistas que parecem ter emergido da areia. Eles são mais arrojados e bem preparados para a exposição ao sal e ao vento dos quais as estruturas mais altas do local estão protegidas. Sua implantação cria espaços externos amplos e acolhedores, adequados às exigências das áreas comuns do resort e que se beneficiam da localização à beira-mar.
A implantação tipo 'piazza' dessa parte mais baixa do hotel abriga o restaurante, bar, boutique e casa de arte do hotel, ao lado da piscina e da área de descanso. Um Kids Club genuinamente brincalhão e aventureiro é criado, protegido do sol, para que a maioria das atividades ocorra no exterior. Mais atrás, um pavilhão de ioga e uma zona de bem-estar aproveitam ao máximo a parte mais verde do projeto, oferecendo tratamentos de spa ao ar livre e sessões de ioga pelas manhãs.