-
Arquitetos: Helena T Rios, Vazio S/A
- Área: 2300 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Daniel Mansur (Studio Pixel), Gustavo Xavier
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Herman Miller, Artfer, Beatriz Maranhão, Beaulieu, Belgotex , Celite, Cinex, D It Casa, Deca, Directa Piedras, DivDesign, Durafloor, Formica, Hydro, Interpam, Isover, Marcenaria Primavera, Mercado Verde, Mohawk Flooring, +10
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova sede da Construtora Barbosa Mello é um escritório panorâmico cujo principal elemento é uma claraboia que provê muita luz natural, o que permitiu um destaque para o paisagismo. Palmeiras, ciclantos, e filodendros ambientam e demarcam os espaços do open office, a luz artificial é balanceada com a luz do dia, e as áreas de estar são definidas por áreas verdes. A um só tempo sóbrio e aconchegante, o escritório fica na Savassi, bairro agitado de Belo Horizonte que combina a atividade diurna com o alvoroço noturno dos bares e restaurantes.
Originalmente, funcionava no local o “BHZ Mall”: uma galeria comercial cujas lojas estavam todas voltadas para um mall de pé-direito duplo coroado por esta grande claraboia iluminante. Portanto, tratava-se de uma típica galeria hermética projetada para o comércio e não para escritórios. Nossa proposta aposta na valorização dessa única fonte de luz natural, daí a escolha por plantas de grande porte (como a Palmeira-de-Macarthur) e por um layout que potencializa o espaço do mall original, agora transformado em área comum ajardinada. O programa está divido em dois pavimentos que perfazem 2.300 m2. No primeiro, a permeabilidade visual do escritório panorâmico contrasta com a privacidade das salas de reunião, que se concentram ao longo do perímetro do edifício. No segundo, onde não há áreas comuns, os ambientes ficam no entorno do mezanino e usufruem da escassa e preciosa luz natural.
Item fundamental do projeto, a área de lazer tem seu próprio tempo, desacelerado por uma parede de plantas que vivem bem com pouca luz, e marcada por uma arquibancada de madeira modulável e rearranjável. Com tubulação aparente, o sistema de irrigação garante a correta rega dos cachepots e realça um grande plano vertical de 16 metros lineares por 7 de altura. O projeto de paisagismo é complementado pelo projeto de sinalização visual. Além de demarcar as divisórias de vidro com um padrão que determina um equilíbrio entre transparência e resguardo, há também pictogramas feitos a partir de uma releitura da logo da empresa e que designam todos os ambientes.