-
Arquitetos: Estudio Sala
- Área: 75 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:João Viegas, Daniel Mansur
-
Fabricantes: Abatjour de Arte, Archicad, BM Home Office, Bel Lar Casa Contemporânea, Casa Fausta, Confere Engenharia, Construflama, Due Fratelli, Infinito Vidros, Lumion, Marie Camille;, Micheliny Martins, Movelaria Olga, Rex Bibendi, São Romão
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os jovens arquitetos mineiros Carla Cruz e Philipe Pinheiro, do Escritório Estudio Sala, assinam o projeto da Sala das Palmeiras, ambiente concebido para a Casa Cor Minas 2019 que foi realizada no Palácio das Mangabeiras, uma obra de Oscar Niemeyer erguida nos anos 50 em um terreno de 42 mil m², em Belo Horizonte.
O espaço de 75m² é delimitado pelo uso e não por divisões físicas, e adota um contraste claro entre a austeridade e rigidez das formas ortogonais da estrutura e o caráter orgânico e fluido do layout e mobiliário. O impacto está no fato de que todas as peças são fortes separadamente, mas, juntas, fazem todo o sentido. A simplicidade do ambiente funciona como uma tela em branco onde as pinceladas são os móveis e a luz que toca as superfícies.
O ambiente foi pensado como uma sala externa para contemplação e se abre para a Serra do Curral. Quisemos fazer um ambiente que turvasse os limites entre interno e externo. Para mim, na verdade é uma grande varanda que fica o tempo todo aberta Explica Philipe. Alguns destaques dos elementos do projeto são as cadeiras Cariri, esculpidas em madeira tauari, do designer Andrea Borgogni, a cadeira Golem do fim da década de 60, do designer Vico Magistretti, que foi uma homenagem a obra do arquiteto Charles McIntosh e tem inspiração Art Nouveau, o quadro do artista Frederico Valim e o espelho circular desenhado pelo escritório.
A luz foi pensada de forma estratégica. Analisamos como a luz natural entraria e por onde aconteceriam as transições para definir como ela agiria no espaço, sempre buscando um caráter poético. Já a luz artificial é cênica, aconchegante e difusa. Só existem dois pontos de iluminação no teto, para destacar o mobiliário, o restante acontece de forma indireta com luminárias pontuais e fitas de led que emolduram o espaço. Acrescenta Carla