-
Designers: SAI Architectural Design Office
- Área: 172 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Norihito Yamauchi
-
Fabricantes: Abvent, Catalano, Dulux, JUNG, Schindler , Schindler Aufzuege, Vectorworks
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um local aberto, rico em cenários rurais e protegido pelo aterro do rio Kuzuryu. Embora seja uma região calma, com poucas casas no momento, é altamente provável que receba um grande desenvolvimento no futuro, pois a cidade de Fukui está crescendo em terrenos residenciais. Para fazer uso de todo o terreno planejado, que é grande e com um entorno rico, mas com muitas incertezas futuras, consideramos a criação de lacunas entre a casa e a área ao seu redor. Criou-se, portanto, duas paredes em forma de "U", sustentando o telhado e gerando um espaço interior.
Cruzando, organizando e deslocando as duas paredes, criamos um espaço de estar e um espaço externo. No interior, um eixo atravessa a linha de visão gerando um espaço fechado que, por sua vez, leva até outro espaço externo. Desde a rua, os planos se abrem e se fecham em uma maneira de construir alterada que continua no espaço interno. Uma estante de livros com 4,2 m de altura é posicionada junto às escadas para sustentar a estrutura de um volume em forma de "U".
Este espaço foi criado para garantir o armazenamento de todos os livros e facilitar o acesso para os membros da família, assim como sua leitura desde qualquer lugar. Estes livros são partes de um indivíduo, eles expressam a identidade da pessoa, representando não somente um hobby, mas também, tendências ideológicas e interesses. Pensamos que a estante, que reúne os livros no centro da casa, poderia representar um espaço de convivência onde a personalidade da família é compartilhada, conectado uns aos outros ao longo do tempo. A sala de estar, cozinha, a sala privativa tradicional japonesa e o banheiro estão dispostos ao redor desta estante, tornando-a um pilar da família. Além disso, o terraço com espaço sob o beiral é um ambiente que permite e recebe futuras mudanças.
Atualmente, planeja-se usar este espaço para uma cafeteria, o hobby da esposa, por isso, estão sendo organizadas divisórias simples. Não está claro se este ambiente será utilizado como um café, como parte de uma casa ou parte da cidade no futuro. Entretanto, é certo que haverá uma conexão entre a casa e a cidade. Ao invés de encarar negativamente as mudanças nas cidades e nos seus habitantes, o novo ambiente e as novas pessoas irão expandir os espaços residências criando lugares mais ricos.