-
Arquitetos: DPFP UFMG
- Área: 10600 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Juliana Berzoini
-
Fabricantes: Adobe, Alcoa, Aquanet, Arouca, Artlantis, AutoDesk, Celite, ConsulGEO - DO, Coral, Deca, Eliane, Fabrimar, Fortelev, Isover, Itaim Iluminação, JDIMAS, Leroy Merlín, Marmoaria, Mercado local, MetalFort, +12
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto foi concebido coletivamente por meio de uma metodologia inovadora liderada pela professora, pesquisadora e arquiteta Maria Lúcia Malard. Essa concepção coletiva, não hierárquica, permitiu que seis arquitetos de diferentes idades, formações e experiências propusessem e discutissem a arquitetura do prédio em ateliers de concepção. Assim, várias sessões foram realizadas na sede do extinto DPFP (departamento de projetos de planejamento físico da UFMG) e contou também com a colaboração de seus projetistas para a sequência e o desenvolvimento do projeto. A ideia era criar coletivamente um edifício institucional sob as premissas do plano diretor da universidade e relativizando da questão da autoria.
Construído com recursos do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI 2008), o centro de atividades didáticas (CAD) inaugurou uma nova forma de gestão espacial na Universidade federal de Minas Gerais. Esses espaços não estão vinculados a unidades acadêmicas e são gerenciados pela Coordenação de Assuntos Comunitários. Os CADs podem receber aulas e alunos de todas as unidades acadêmicas, embora, devido à estratégia proposta para suas localidades, cada um deles atenda preferencialmente a uma das três principais áreas de conhecimento, no caso do CAD 3, as ciências exatas. A conclusão do edifício ganhou um significado especial para universidade devido ao contexto da crise econômica e política que causou a interrupção e impactos de todos os trabalhos para a expansão das universidades públicas no país.
O CAD 3 possui três salas de aula com 50 cadeiras, 22 salas de aula com 70 cadeiras e oito auditórios com 150 cadeiras. O edifício é dividido em dois blocos. Os quartos estão no bloco cinza e os auditórios no bloco amarelo. O complexo possui uma área construída de 10.600 metros quadrados. Um dos destaques das novas instalações é a estrutura de quatro dos oito auditórios do segundo bloco. Dois pares desses auditórios possuem divisórias modulares articuladas, o que possibilita convertê-las em dois anfiteatros com capacidade para 300 pessoas cada. Neles, aulas ou palestras serão ministradas em 360º. Toda a estrutura contém tratamento acústico eficaz. O CAD 3 também tem espaço para uma lanchonete e generosos espaços de convivência.