-
Arquitetos: Arnau estudi d'arquitectura
- Área: 304 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias :Marc Torra_Fragments.cat
-
Fabricantes: Acor, Aluminios Barcelona finestres, Finsa, Investwood, Kahs, Pladur, Roca, Simon
Descrição enviada pela equipe de projeto. Depois que a casa do velho padre entrou em colapso, nos anos sessenta, decidiu-se construir uma nova casa baseada nas paredes restantes. A necessidade de usar essa nova estrutura como um armazém deixou os interiores sem construir. Com essa preexistência, a reforma da casa se inicia e encaminha a construção de um novo lar.
A responsabilidade de representar a última casa de uma fileira de edifícios na antiga rua levou os arquitetos a reinterpretar a volumetria original complexa e incomum. Nesse sentido, o projeto reorganiza sua composição, separando a nova casa em dois volumes simples: o principal, com teto de dias águas, será elevado, expondo a base de pedra e dando origem a um piso térreo semi-exterior. Esse volume secundário deslizará virtualmente até o chão para receber os visitantes e acompanhar até o volume superior.
O principal requisito desse projeto era construir uma casa com a qual seus proprietários pudessem estabelecer uma conexão emocional durante a aposentadoria. Por esse motivo, os espaços foram pensados como cantos de leitura juntos à lareira, um banco na entrada, paisagens de infância ou ainda um pátio.