-
Arquitetos: Moradavaga
- Área: 30 m²
- Ano: 2020
-
Fabricantes: AutoDesk, Blue Dragon Art Company, Hongzhunled, Robert McNeel & Associates, Weilong Art Co Ltd.
Descrição enviada pela equipe de projeto. Caterpilly nasceu da colaboração entre a Moradavaga e a Blue Dragon Art Company com o intuito de desenvolver uma instalação permanente de arte pública interactiva para o campus da National Taiwan University of Science and Technology em Taipé.
Implantada no jardim do campus, Caterpilly joga com a ideia de um insecto no seu estado larval, que foi ampliado e com o qual se pode interagir sendo possível a qualquer pessoa apropriar-se do mesmo de uma maneira lúdica. Inspirado pelas capacidades de camuflagem e aparência geométrica dos padrões da epiderme de algumas espécies de lagarta, o objecto brinca com uma pele em mutação que pode ser manipulada pela interacção dos transeuntes.
Os módulos cilíndricos rotativos em preto e branco funcionam como pixels analógicos gigantes, através dos quais os utilizadores podem deixar as suas mensagens ou desenhar padrões na fachada da instalação e, assim, participar activamente na constante transformação da imagem do objecto e, consequentemente, da paisagem urbana em questão.
A peça é acessível por uma escada na cauda de Caterpilly, que leva as pessoas a uma plataforma elevada, onde é possível interagir com os pixels a maior altura e sair deslizando pela língua sob os seus olhos sempre vigilantes, que também funcionam como elementos de iluminação.