-
Arquitetos: Benjamin Goñi Arquitectos, Claro + Westendarp Arquitectos
- Área: 310 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Andrés Goñi
-
Fabricantes: Aislacel, AutoDesk, Cintac®, Instapanel, Northway, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado em um loteamento rural, e este lote em específico mede 240 por 44 metros, sendo uma fração significativa dele um morro inclinado e muita vegetação nativa. Os proprietários se imaginavam em uma casa que favorecesse muito a convivência familiar, pensada para que se desse grande importância em poder receber seus convidados, e na qual pudessem conviver diferentes atividades.
O projeto foi pensado a partir da organização do programa em grupos de atividades, pensando-o como dois volumes que se dividem em três: o volume de dormitórios, de dois pavimentos, e o de estar cotidiano com altura maior. Ambos se dispõem como corpos paralelos que se relacionam por um corredor envidraçado e uma varanda, o que desenha a casa em uma planta com forma de "H", deixando um pátio de acesso e um pátio de luz entre os volumes e fechando-se em direção ao morro com um sombreamento. Tudo isso é arrematado por um volume em balanço no qual se apoia uma lareira externa. A posição deste corpo no terreno foi pensada em sua relação com duas árvores nativas que foram mantidas e incorporadas ao projeto, deixando um espaço como pátio de acesso para o qual a casa se fecha, e delimitando o restante do terreno ao qual o projeto se abre, aproveitando o isolamento e as vistas.
O terceiro volume é a churrasqueira independente e que foi pensada como um pavilhão leve, distanciado da casa e disposto como limite entre o plano e o morro; entre o que receberia uma intervenção paisagística e o que se mantém sem intervir. No espaço entre os volumes se projetou a piscina e uma superfície gramada.