-
Arquitetos: Vanessa Larré Arquitetura
- Área: 143 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Fábio Júnior Severo
-
Fabricantes: 4 elementos, AutoDesk, Formosa cabeceiras, Green industrial, Pedras Kraish, Portobello, Steel Homes, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Mino Osteria é o irmão mais novo do restaurante Max’s (outra relíquia da nossa região). Os dois juntos fazem uma homenagem ao Maximino, peça fundamental na família dos nossos queridos clientes. Toda essa bagagem deu a letra pro conceito inimista e cheio de memórias afetivas no desenvolvimento do projeto.
O Mino se encontra em um boulevard gastronômico de Balneário Camboriú, o que já traz poesia ao projeto. Além disso, as premissas foram: família, Itália, boas conversas, massas e vinhos. Quando os clientes aparecem no briefing com essas palavras chaves, a gente não quer mais nada e a ideia acaba saindo fácil no papel. De início nós voltamos aos livros e entramos no mundo das osterias com todo seu charme, hospitalidade, mesas comunitárias e espaços democráticos. Imaginamos o coração do projeto logo ao centro onde fossem compartilhadas rotinas e conversas, que desse espaço à um buffet farto no almoço e drinks ao anoitecer.
Pensamos em um banco do começo ao fim pra que ele fosse dividido entre familiares e desconhecidos porque entendemos que quanto mais juntinho melhor. Demos espaço também pra aqueles que preferem cantinhos intimistas, os aproximamos com pequenas mesas altas e banquetas e os envolvemos em arcos inspirados em adegas italianas.
Para os mais reservados criamos um espaço completamente separado e o apelidamos carinhosamente de antissocial. Nele aquecemos as cores e homenageamos a trajetória da família e do Mino com quadros expostos no teto. A cereja do bolo deixamos com a nossa mesa compartilhada sobre os pés de limão siciliano para nela absorver dentre tantas formas, cores, texturas e cheiros a nossa pequena releitura da Itália.