-
Arquitetos: TOUCH Architect
- Área: 265 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Chalermwat Wongchompoo
-
Fabricantes: Adobe Systems Incorporated, Alumet, COTTO, Chaos Group, GstarSoft, Kohler, Lamitak, Porcelanosa Grupo, Siam Yamato, Tostem, Tree Concept, Trimble Navigation, medici1962, niiq
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto desta residência unifamiliar foi pensado em um lote com dimensão mínima de 200m², seguindo o código de obras tailandês. O briefing dos clientes, recém-casados, solicitava que a casa se adequasse a diversas funções, além de possuir 3 quartos e 2 banheiros.
Plantas quadradas se encaixam perfeitamente em lotes com o mesmo formato, produzindo soluções funcionais, porém, com mais área de circulação. Já volumes lineares não se adaptam perfeitamente em terrenos deste formato, entretanto, as circulações em um eixo único auxiliam a reduzir a área construída desnecessária. Com base nestas condicionantes, um eixo linear foi configurado no projeto, tornando o espaço mais eficiente, com menos área de circulação e totalmente adequado à propriedade.
O projeto foi disposto em dois blocos com formato em L, sobrepostos e entrelaçados. O espaço vazio produzido entre eles, foi aproveitado como jardim central, no qual uma árvore é envolvida pela casa. O percurso interno acompanha o volume da construção, configurando uma escada em espiral, que guia o usuário desde a porta de entrada até a cobertura no pavimento superior. Todos os cômodos tem ligação com o pátio central, fazendo com que, em cada caminhada, o usuário possa sentir e tocar a natureza.
Os fatores climáticos também foram um ponto-chave para o projeto. Elementos de prevenção de calor, como brises, foram previstos em duas fachadas. O primeiro é o "Dispositivo de sombreamento de flexão", localizado na parte frontal da casa para auxiliar na redução de calor e criar maior privacidade aos quartos do pavimento superior. A escada foi disposta na face sul, ajudando a bloquear o calor da área de estar. Além disso, árvores foram plantadas ao longo desta fachada. Materiais resistentes, como treliças de alumínio, foram utilizadas em associação com um material composto de madeira e plástico (WPC), que substituiu o original, de modo a reduzir a manutenção.