-
Arquitetos: Moradavaga
- Ano: 2018
-
Fotografias:Arno Ebner
-
Fabricantes: AutoDesk, Elektro Bampi, GWB – Genossenschaft, Werkstätten, Begleitung, Holzwerkstatt und Kreativwerkstatt des Sozialzentrums in Kurtatsch, Kreativwerkstatt Paolo Seppi, Tischler Thomas Ruele
Descrição enviada pela equipe de projeto. Kami in the Whispering Forest (em português, Kami na floresta sussurrante) é uma instalação audiovisual interactiva concebida pela Moradavaga para o tradicional mercado de Natal em Neumarkt/Egna, no norte da Itália. A abordagem lúdica da instalação desafiou os visitantes a envolverem-se com a temática da conexão e comunicação a diferentes níveis.
Assente na clássica lareira/chaminé, elemento tipológico central nas casas mais antigas (e ainda em muitas actuais) e também popularizado em vários contos natalícios nos quais o espaço ao redor da lareira serve como núcleo de abrigo durante as estações mais frias do ano, e espaço de encontro e troca de histórias, a peça interpreta esse acto de comunicação através do fumo metafórico estilizado, vermelho e luminoso, que liga as chaminés das diferentes cabanas do mercado.
Além da interacção com os tubos vermelhos, os quais funcionam como os antigos telefones-de-fio-e-lata de brincar, os transeuntes podem escutar pensamentos, reflexões e histórias de moradores da vila – recolhidos e gravados pelo músico e artista sonoro Manuel Oberkalmsteiner em colaboração com o centro juvenil e cultural Point of Neumarkt/Egna –, distribuídos por doze estações de áudio espalhadas pela povoação e dissimuladas por pinheiros alusivos à quadra festiva, funcionando como uma espécie de floresta sussurrante.