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Arquitetos: Mombá Arquitetura
- Área: 250 m²
- Ano: 2020
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Fotografias:Guilherme Pucci
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Fabricantes: Hunter Douglas, AutoDesk, Carpete Desso, Carrier, Coral, Deca, Duratex, Eliane, Haworth, Hub Móveis, Ladytex, Lis Iluminação, Marcenaria ID Móveis, Marcetex, Riccó Móveis, Saint Gobain Colombia, Santa Luzia, Serralheria Belmonte, Sum Engenharia, Tapetah, +1
Descrição enviada pela equipe de projeto. A criação de um novo espaço da marca “Riccó Hub” acontece como resposta às mudanças culturais da empresa, decorrentes da união da centenária Riccó Móveis e da inovadora Hub Móveis, ambos fortes nomes no mobiliário corporativo. O projeto, muito além de uma readequação de layout, investiga os novos paradigmas de trabalho nos ambientes corporativos e, principalmente, cria um espaço único e personalizado capaz de transmitir os valores da nova marca e estimular a criatividade e coletividade dos trabalhadores.
Flexibilidade e inovação foram as principais diretrizes do projeto. Tratando-se de um espaço multiuso em que o showroom é também o escritório da marca, ou vice versa, o projeto teve que atender as funções e normas técnicas de um espaço de trabalho, assim como a versatilidade e sedução que um espaço expositivo demanda por essência.
Para tornar possíveis e fáceis as mudanças de layout e a criação de diversos cenários de escritório dentro do showroom, foi preciso encontrar soluções igualmente rápidas e fáceis para alterações de iluminação. Assim, retiramos o forro existente e projetamos um grid metálico cobrindo todo o pavimento. A retirada do forro aumenta o pé direito, cria uma atmosfera mais contemporânea para loja e revela a estrutura original do prédio, um edifício de 2 andares tombado e com a mais icônica fachada da Avenida Brasil. O grid, por sua vez, além de abrigar a elétrica, também funciona como suporte para novas intervenções como fixação de peças suspensas, painéis e cortinas. O piso elevado e os diversos acabamentos utilizados no piso auxiliam nas mudanças e ambientações, sendo a única parte fixa do andar, o volume com banheiros, copa e a sala da presidência.
A experiência sensorial recebeu atenção especial. A entrada é marcada por um pórtico azul que enquadra todo o pavimento e evidencia um novo espaço-cultura. Para privilegiar um ambiente igualitário, de troca e construção coletiva, utilizamos um layout aberto e integrado. Alguns painéis móveis e cortinas foram projetados para garantir alguma privacidade aos colaboradores, quando necessário. Ao lado do pórtico de entrada, desenhamos uma vitrine interna que recebe e destaca mobiliários assinados por grandes designers, como a Patricia Urquiola.
O novo layout possibilita e convida o visitante a um passeio pelo showroom-escritório. Cada núcleo de trabalho corresponde a uma área de atuação dentro da empresa e, embora harmoniosos, cada um deles possui uma ambientação própria de acordo com as particularidades do trabalho desenvolvido. Foram previstas áreas de reuniões informais e zonas reservadas ao trabalho individual, como os booths no centro do salão.
Rompendo com o imaginário de um espaço corporativo monocromático e neutro, a busca por um espaço único, marcante e estimulante se tornou um fio condutor estratégico dessa criação. O uso das cores foi um dos recursos muito explorados: a arquitetura recebe tons neutros e o mobiliário, destaque do showroom, diversas composições cromáticas, sendo predominante o uso das cores das marcas Riccó Hub. A escolha do mobiliário foi uma parceria entre Mombá e clientes.
Tratando-se de uma fábrica, criamos peças personalizadas que poderiam ser produzidas internamente e talvez tornarem-se peças de linha, como o painel lousa, o painel acústico e a luminária Riccó, que reproduz o desenho do logo Riccó. Também foram assinadas pelos arquitetos do Mombá, em parceria com a A2 Lighting Design – responsável pelo desenho de luz do projeto –, todas as luminárias que compõem o espaço.
E se a cozinha é tida como o coração das casas, a copa surge como um ponto de encontro pulsante no projeto. E como tal, recebe uma paleta de cores vibrante e forro de madeira, bem como um armário personalizado com símbolos e cores parte da identidade visual da marca. A mesa de dois níveis possibilita diversos tipos de reuniões e a luminária-espelho convida à abertura de desenhos e amostras que podem ser vistos diretamente ou através do reflexo do espelho.