-
Arquitetos: Splinter Society
- Ano: 2019
-
Fotografias:Sharyn Cairns
-
Fabricantes: Astra Walker, Bedont from Hub Furniture, Bluescope, Giffin Design, Longline, Meizai, Ross Gardam, Weylandts
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no subúrbio norte de Northcote, a Casa Cornerstone surge como uma poesia à beleza rústica, inspirada no próprio terreno, referenciando as pedreiras que outrora tipificaram a área. Uma pedreira é um lugar enigmático, onde a matéria-prima se encontra refinada em uma escala impressionante. A abordagem do projeto procura adicionar qualidades experimentais ao edifício, criando, finalmente, um espaço de vida de qualidade.
O partido do projeto gira entorno de grandes pedras posicionadas ao longo da construção. As rochas maciças foram deixadas em estado bruto, exatamente como são quando extraídas, preservando e destacando as marcações das ferramentas industriais utilizadas na extração. Essas rochas foram usadas como divisórias, elementos construtivos, pisos, no paisagismo e até ocasionalmente no mobiliário. Na construção, as rochas foram erguidas e a estrutura foi construída em torno delas.
Em contrapartida à pedra natural, a arquitetura cria um volume de dois pavimentos, com revestimento em aço. Isso é transportado para os espaços interiores com ripas de madeira e corrimãos de aço. Considerando cuidadosamente o refinamento e o equilíbrio, a casa recebe calor através do uso de madeiras naturais, metais em tons de rosa e móveis coloridos, criando uma forte variação na textura e no acabamento. Às vezes, elas são mais fortes pela mudança das condições de luz ao longo do dia e, outras, criam interações mais táteis para os habitantes.
Com uma ênfase intencional no prazer, o projeto adota a sensação de glamour, interna e externamente. A paleta de materiais e cores inclui destaques metálicos e veludos que cultivam uma atmosfera distintamente ostentosa. Funcionalmente, o projeto está equipado com todos os principais componentes para uma boa festa, os quais foram discretamente integrados ao detalhamento da arquitetura. Com base nos prédios vizinhos, a volumetria é fixada em um lado do terreno para mitigar a escala imponente e implantar-se respeitosamente na paisagem urbana.
A linha do telhado da casa segue a forma inclinada e as curvas flutuam sobre espaços arejados de estar e de jantar. O posicionamento da casa oferece proteção solar, resultando em uma piscina isolada cercada por um cenário ajardinado. A dureza da arquitetura é compensada pela suavidade do paisagismo e pelas passagens curvas. Como uma sinfonia de contrastes, a Casa Cornerstone tem, em última análise, um desenho robusto para um estilo de vida refinado.