-
Arquitetos: 1+1>2 Architects
- Área: 220 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
-
Fabricantes: 1+1>2 International Architecture Construction JSC, AutoDesk, Daikin, Dulux, Rang Dong group, Toto
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência está localizada em Jackfruit Village, Co Dong Commune, distrito de Son Tay, subúrbio oeste de Hanói. O terreno se inclina gradualmente em direção ao lago possibilitando amplas vistas. Esta casa é uma simbiose orgânica com a natureza, escondida embaixo das árvores frutíferas com seu telhado que se estende até o lago.
O térreo elevado, levemente inclinado de acordo com a topografia, permite que a mãe idosa do cliente possa caminhar e se exercitar dentro de casa em dias chuvosos ou ensolarados, além de garantir a drenagem natural da superfície, evitando a umidade e, consequentemente, os cupins. O desenho adere à vegetação local e ao terreno existente. É um local onde os seres humanos coexistem pacificamente com outros seres vivos e as plantas. Os tijolos de adobe foram construídos a partir da terra do próprio terreno, aumentando a eficiência do isolamento. A ampla cobertura de colmo cria porosidade à prova de som, controla eficientemente a radiação solar, abriga da chuva e faz a própria sombra.
Cada espaço da casa oferece uma experiência interessante e diferenciada. O terraço é curvo segundo a forma da casa e conecta todos os espaços de modo funcional, representando a imagem dos braços estendidos da mãe segurando seus filhos. A vista dos dormitórios de frente para o lago recebe ar puro abrindo-se para a pitoresca superfície da água. A casa cria uma atmosfera aconchegante e amigável, relacionada ao contexto, com sentimentos familiares e estranhos. Este projeto é uma sugestão para a arquitetura contemporânea das habitações rurais.