-
Arquitetos: atelier Rua
- Área: 300 m²
- Ano: 2018
Descrição enviada pela equipe de projeto. O lote, de forma aproximadamente triangular com orientação Sul/Norte, tem uma área total de 13.850 m2. A entrada no lote é acompanhada por um muro lateral que define o caminho. Entrando na propriedade descobre-se o edifício, cujas fachadas são semelhantes em todas as suas frentes. Para sul desenvolve-se o jardim na sua zona mais desafogada, como uma clareira. Nesta clareira implanta-se a piscina de 15x5 m.
O edifício desenvolve-se num único piso. A sua implantação tem uma forma quadrangular, recortada por espaços exteriores (terraços) sombreados. Formalmente trata-se de um volume composto por uma grande cobertura apoiada nos quatro cantos da sua implantação pelos volumes correspondentes aos espaços privados do programa. Os espaços comuns da casa são portanto abertos ao exterior.
O edifício apresenta uma planta de composição central, assumindo-se o espaço da sala como aquele a partir do qual se distribuem todos os restantes espaços. A entrada, a partir do alçado Norte articula-se diretamente com este espaço, que por sua vez se abre ao exterior por meio de grandes vãos voltados aos quadrantes Sul, Nascente e Poente.
Nos quatro cantos do quadrado de cerca de 21 m de lado que corresponde à implantação do edifício localizam-se os espaços de quarto. Cada um destes quatro núcleos compreende em “open-space” um espaço de entrada/closet, uma instalação sanitária e o quarto de dormir propriamente dito. Entre estes núcleos, para Sul, Nascente e Poente, surgem três espaços exteriores de terraço que medeiam o espaço exterior arborizado e o espaço interior central. Para norte desenvolvem-se os espaços técnicos da casa: uma casa de banho social; um closet; a copa interior e a lavandaria. A cozinha participa do espaço central como espaço aberto com um núcleo de confeção e uma grande “ilha” de preparação.
A progressão “diagonal” pela casa permite descobrir diferentes graus de intimidade. Do espaço exterior deambula-se pelo terraço semi-privado do quarto, ao qual se sucede o quarto propriamente dito. Daqui o espaço encerra-se num pequeno átrio, que medeia a transição para o grande espaço da sala