-
Arquitetos: Meius Arquitetura
- Área: 180 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Mak Cézar
-
Fabricantes: Arcelor Mittal, Bonsai Faria Paisagismo, CPA Estruturas, Consulte Vendas, G Móveis Tubulares, Madeireira Canadá, Pórtico Engenharia, Redil, SEVIMOL, Trimble Navigation, VIDBOX
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do Doca Steak Burger, situado na cidade de Patos de Minas (MG) teve como objetivo a ocupação de um resquício de terreno de 210m² em formato triangular, resultado da abertura de uma das principais avenidas da cidade. Com a intervenção buscamos demonstrar a possibilidade de aproveitamento de um terreno antes negado pelo mercado através de sua máxima ocupação permitida pela legislação local, tendo como partido questões de sustentabilidade, utilização de uma construção modular industrializada e interação com o entorno.
O projeto é composto por dois containers de 40 pés sobrepostos perpendicularmente. A conexão entre os dois volumes é feita através da utilização de uma laje em steel deck. Tal composição cria os espaços cobertos destinados a ocupação das mesas do restaurante. O volume inferior é reservado às instalações de serviço do empreendimento, tais como bar, cozinha, instalações sanitárias e áreas técnicas. Já o pavimento superior contém o segundo container de 40 pés que abriga um espaço reservado para mesas e dois banheiros, além da presença de um container de 10 pés em que foi locado um bar de apoio. Sob o container superior principal está localizado o espaço destinado às crianças.
A construção foi pensada a partir de uma lógica estrutural mista composta de perfis de aço pesado — que estruturam o segundo pavimento e a cobertura deste, os módulos (containers), laje em steel deck e o sistema em alvenaria convencional. No projeto de interiores, como contraponto ao aspecto frio e industrial do container fizemos uso de materiais que proporcionassem maior aconchego ao usuário e ao mesmo tempo servissem como forma de convite a aproximação do público. Desta forma optamos pela inserção de lâmpadas quentes, utilização de arte urbana disposta em diversos pontos da construção, cores em harmonia e o uso da madeira no pergolado do segundo pavimento.
As mesas estão dispostas nos dois pavimentos da edificação. No pavimento térreo elas ocupam toda a projeção terreno, sendo inseridas sob a laje do segundo pavimento, na área descoberta e também na calçada tornando a transição entre exterior e interior mais fluída. Já no pavimento superior elas estão localizadas na parte interior do container e na grande varanda coberta, que se abre para o entorno através do contato visual com a rua e a praça pública existente nos arredores da edificação.