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Arquitetos: Estudio Abramzon
- Área: 925 m²
- Ano: 2019
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Fotografias:Albano García
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Fabricantes: Acensores Dangelica, Caros Divisores, MSH, Termofusion
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício encontra-se localizado no bairro de Palermo, zona residencial de baixa escala na cidade de Buenos Aires, com um fluxo de trânsito considerável. Dois volumes habitacionais foram implantados na frente e fundos do lote, de acordo com a escala do bairro. Os volumes são conectados por meio de uma escada aberta e passarelas onde estão localizados os acessos aos apartamentos. Entre esses dois elementos, surge uma grelha vertical com vegetação que conecta todos os níveis fornecendo verde para a circulação. Esse sistema aberto gera um vazio central que se une ao tecido existente e aproveita a menor altura dos vizinhos, buscando captar maior quantidade de luz natural para o benefícios das unidades.
No térreo livre encontramos o acesso e o espaço comercial, além de uma sucessão de pátios e varandas. Esses são vinculados ao vazio central que desemboca no subsolo, onde um pátio inglês separa o espaço de usos comuns do edifício.
Nos três pavimentos superiores encontramos onze unidades e cinco tipologias diferentes. No primeiro e segundo pavimento, estúdios e apartamentos com dois ambientes; e no terceiro pavimento, unidades de dois e três ambientes em duplex com terraço. As unidades foram projetadas para aluguel temporário, e por isso receberam características particulares dependendo de sua localização e superfície.
Na frente, a fachada oeste é resolvida a partir de uma superfície de aço corten que fornece privacidade, controlando as vistas da rua e gerando um jogo com a entrada de luz nos apartamentos.
Nos fundos, os guarda-corpos de vidro permitem a abertura para o pátio, onde encontramos espaços verdes, a piscina e um solário.
A materialidade foi fundamental para dar a cada espaço um aspecto particular. Foram trabalhados dois sistemas cromáticos, o primeiro quente, onde foi mantido o tijolo original do pátio, que sobe até se encontrar com o reboco texturizado e o aço corten, todos no mesmo tom; o segundo, um sistema frio onde foram pintados guarda-corpos, aberturas e ferragens em um tom acinzentado escuro para estabelecer uma ligação com o concreto aparente de pontes, escadas e parapeitos. Estas duas gamas de cores são misturadas no vazio principal onde a luz as une, permitindo dar prioridade aos tons quentes sobre os frios à medida que o dia avança, dando ao conjunto um caráter homogêneo.