-
Arquitetos: Luis Twose, Twobo arquitectura
- Área: 1080 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:José Hevia
-
Fabricantes: Acor, Cerámicas Calaf, Cortizo, RCR, Roca, Roi
Descrição enviada pela equipe de projeto. Preencher um vazio urbano. O edifício adota em sua fachada norte a proporção de aberturas, cores e composição da antiga cidade de Cabrera de Mar. Um caráter a ser preservado sem renunciar a uma linguagem mais contemporânea que se expressa com maior intensidade na face sul, aberta ao sol e às vistas. Aqui a estrutura de concreto cria uma grelha que funciona como um grande filtro, formando pérgolas que protegem o interior das residências.
A casa estende-se em ambos os extremos, no seu lado norte contempla os espaços comunitários ou abre-se para a rua através de grandes corredores. No seu lado sul abre-se à exposição solar e à vida aberta nos terraços ou pátios. Cada casa estabelece uma transição fluida entre estes dois pólos, através de percursos circulares, simples e duplos, ou para as longas vistas diagonais que atravessam o plano do chão. No centro há volumes (banheiros ou armários) que articulam e tornam possível todo este movimento.
Buscou-se minimizar os corredores, estabelecendo um centro em cada casa que serve a todos os espaços. Utilizou-se materiais simples, mas claramente expressos: concreto, madeira pinho e cerâmica.