-
Arquitetos: Balan and Nambisan Architects
- Área: 140 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Archana Vikram
-
Fabricantes: Adobe, Asian Paints, AutoDesk, Greenlam, Marino Laminate, Microsoft, Saint-Gobain, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Neste projeto, os arquitetos foram abordados por um dos principais fabricantes e fornecedores de lajes e pavimentadoras de concreto pré-moldado. A empresa é uma subsidiária de um grupo de construtores bem conhecido. O cliente, então, entrou com sua exigência e com todo o espírito de ser uma empresa de tecnologia verde. Teria que haver uma história subjacente e pertinente ao projeto: reciclar seria o conceito principal na história do projeto e o contêiner era uma escolha óbvia. A versatilidade e a capacidade de se transformar em termos do espaço construído foi algo que impulsionou o partido arquitetônico.
Partindo do conceito de um espaço de trabalho compacto dentro de uma cultura que mistura desapego, sustentabilidade, menor geração de resíduos, reciclagem e exerce um freio sobre o consumismo intensificado, os contêineres seguem com a ideia de um mini abrigo onde os usuários têm toda a conveniência e tecnologia, dentro de um pequeno espaço. Optou-se, portanto em reciclar 4 contêineres de segunda mão e tranformá-los em um espaço compacto de 140 metros quadrados com uma estação de trabalho, um centro de experiência, um refeitório e copa, deck externo e um conjunto de banheiros.
O objetivo era combinar o edifício com o contexto do terreno e, ao mesmo tempo, torná-lo como único. Os contêineres com cores fortes como vermelho, amarelo e azul cobalto criam uma bela imagem contra o céu ensolarado, o ambiente paisagístico e a monotonia existente das estruturas metálicas da fábrica em tons de verde, chamando a atenção dos clientes em potencial. As grandes janelas da escada mesclam a forma rígida com a paisagem, a qual complementa a natureza industrial da arquitetura e também promove atividades, consequentemente, acrescentando vitalidade a toda o projeto.
Essas estruturas ficam extremamente quentes em clima um clima com altas temperaturas, se o isolamento não for eficaz. O resfriamento e o isolamento passivos foram fornecidos usando novos painéis de lã de rocha e painéis OSB para o forro e paredes. A disposição dos espaços ao redor de um pátio com o elemento d'água e a colocação estratégica das janelas e aberturas tornam o edifício perfeitamente adequado em condições climáticas extremas. As calhas d'água foram cuidadosamente planejadas para drenar a água da chuva e evitar a oxidação das superfícies externas. O conceito de "menos é mais" inspirou o uso econômico de materiais.