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Arquitetos: CREA
- Área: 2400 m²
- Ano: 2019
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Fotografias:António Ataíde
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Fabricantes: AutoDesk, Forbo, GobalPav, Navarra, Weber.therm Classic
Descrição enviada pela equipe de projeto. Integrada no Plano dos Centenários e inaugurada em 1958, a escola básica do Bom Sucesso foi objeto de projecto de reabilitação por parte do CREA, e recentemente devolvida à comunidade escolar. Quase oculto numa clareira da malha consolidada da cidade do Porto, o lote integra três edifícios originais entretanto ampliados, e uma vasta área de recreio, conjunto que o projeto procurou interpretar e repensar, em particular na articulação do novo programa com as áreas disponíveis e características dos edifícios, e na relação com o espaço circundante do quarteirão e da rua.
Paralelamente à reabilitação criteriosa das salas, áreas comuns e dos espaços de circulação, a introdução de dois volumes novos permitiram disciplinar os vários momentos da escola. O de chegada dos pais com as crianças, na portaria apensa ao Polivalente, que separa o estacionamento do recreio interior. O de acesso ao jardim de infância a partir do qual se passa a dominar a amplitude do conjunto do recreio e dos edifícios que o ladeiam. E o de atravessamento para acesso às entradas dos edifícios de aulas, e da biblioteca. Percursos em que a escola se vai revelando.
Os volumes novos ordenam a relação com a rua, redefinindo e protegendo o recreio, assumindo-o como o espaço agregador e estruturante do conjunto. A sua relação com os edifícios reflete-se no critério estabelecido para as aberturas, atuando simultaneamente como o seu prolongamento e pano de fundo: as salas do jardim de infância orientadas a nascente, com a presença de luz natural em todo o edifício; o novo polivalente aberto ao recreio a norte e a emoldurar as copas das árvores a sul.
Nota a destacar foi a do processo ter sido desenvolvido em proximidade com a comunidade escolar, cliente e pais dos alunos com quem conversamos e fomos desenvolvendo o processo em estreito diálogo. Vivemos em grande medida, em caixas demasiado estanques e desligadas da natureza e neste projecto quisemos que os alunos usufruíssem do espaço desafogado da escola, pontuada por árvores e com um amplo recreio, que foi injetado de cor. O novo jardim de infância e polivalente são rasgados a essa amplitude, onde um quadrado azul para jogos pontua o pavimento ocre do recreio sombreado pelas árvores.