-
Arquitetos: Bernard Khoury / DW5
- Área: 25800 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Ieva Saudargaite, Bahaa Ghoussainy
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Lote #1282 é um projeto residencial localizado na periferia norte de Beirute, próximo a um terminal ferroviário abandonado, quarteis militares, pequenas porções de terras agrícolas e uma estrada de 30 metros de largura. A área em que nosso projeto está atualmente localizado não é considerada residencial. O programa do projeto consiste em 95 lofts industriais que variam de 100 a 650 metros quadrados em uma área total construída de 25.800 metros quadrados.
Os níveis estão organizados em torno de nove núcleos aparentes, cada núcleo alimentando um máximo de dois apartamentos por andar. Os lofts propostos têm pé direitos altos (5,3 metros) com plantas abertas e divisões interiores minimalistas. Com uma área de 5.400 metros quadrados, o perímetro do terreno é de 430 metros, dos quais menos de 12 metros estão em frente a uma estrada de acesso público. Isto significa que 97% do perímetro do terreno está voltado para lotes onde os edifícios poderão ser erguidos em algum momento no futuro.
Em seu estado atual, o terreno desfruta de vistas panorâmicas desobstruídas em todas as orientações ao longo de todo o perímetro do terreno. Como resultado, todos os lofts propostos desfrutam de total transparência em suas fachadas com aberturas do piso ao teto em todas as elevações externas. Num futuro imprevisível, as aberturas completas de nossas fachadas serão confrontadas com a construção no terreno circundante e uma gradual densificação do entorno imediato, ao qual a morfologia do projeto responde em seu contínuo recuo ao longo de todo o perímetro e o gradual afastamento dos pavimentos. Este gesto deverá garantir generosos corredores ao longo de todos os limites periféricos do local beneficiando nosso projeto e as futuras construções do entorno.
Em muitos setores ao longo da periferia de Beirute, fatores de exploração relativamente altos são aplicados em zonas ainda não desenvolvidas. Na ausência de um plano diretor, a rápida gentrificação desses setores tem levado a condições urbanas catastróficas. Na maioria dos casos, as diretrizes gerais das leis municipais de construção muito complexas e arcaicas são a única regra principal e referência sobre a qual os investidores constroem seus projetos. Nessas situações, torna-se cada vez mais difícil definir a integração de um projeto e sua relação a longo prazo com os vizinhos. Nossa proposta para o Lote nº 1282 não só celebra o estado atual de seu ambiente, a ausência de edificações e a escassez do tecido urbano em que se insere, como também antecipa a futura expansão de seu entorno e sua relação com as condições imprevisíveis que o desenvolvimento do setor implicará.
Publicado originalmente em 06 de maio de 2015