-
Arquitetos: Pedro Ruiz, Benjamín Smart
- Área: 80 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Marcos Zegers
-
Fabricantes: Arauco, AutoDesk, Bosque Hundido, Cintac, European Windows, Maderas de barrica cielo, Maderas de barrica piso, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. A proposta consistia em expandir e transformar um terraço em um novo espaço de uma casa localizada na Ilha de Maipo. No entanto, não deveria perder sua relação com o jardim, mas, por sua vez, deveria ser fechado para permitir seu uso no inverno. Além disso, uma sala de estar e jantar acompanhando a churrasqueira, faziam parte do pedido.
A proposta consistiu em usar e replicar elementos existentes da casa original em sua ampliação. Em primeiro lugar, reconhece-se o beiral ou estrutura de aço, como um elemento de amarração. A diferença de altura gerada com o teto da casa, permitiam ainda, gerar uma clarabóia para o interior, sem que se fosse afetada a luz dos compartimentos interiores da mesma. Por sua vez, a presença de uma jardineira se estende tornando-se extensão do jardim.
As treliças de madeira eram outro elemento presente na casa. Elas foram usadas para finalizar o terraço, gerando um volume que basicamente permitia duas coisas: gerar um espaço contido e fornecer luz e sombra na hora do almoço. Por sua vez, essa treliça parece flutuar no nível do solo da construção. Sob o mesmo sistema de construção, persianas deslizantes acompanham a extensão do volume, a fim de controlar o sol durante as diferentes horas do dia.