-
Arquitetos: Deschenaux Follonier
- Área: 190 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Rasmus Norlander
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa tem vista para a aldeia La Place, em Ayent, no centro de Valais. O projeto se enraiza na memória do terreno, reinterpretando a atmosfera e a materialização de sua arquitetura vernacular. Como os celeiros da aldeia, a casa é implantada sobre o prado que é deixado intocado, assim, o projeto se liberta de todos os limites. A grama cresce de acordo com as estações do ano e o gado pode vir e pastar. O terraço principal fica em cima da casa, longe de olhares indiscretos e oferecendo uma vista deslumbrante.
A materialidade do projeto lembra a dos celeiros, com o uso de concreto e telhado de madeira aberto nas duas extremidades. A cobertura da casa se desloca longitudinalmente e é livre de qualquer estrutura intermediária, dando a impressão de estar flutuando sobre a casa.
A herança dos celeiros locais continua através das fachadas. Eles permitem mostrar uma base, o corpo principal e um telhado, graças aos tratamentos do concreto e da estrutura de madeira. Os meios níveis enriquecem essa composição abraçando a topografia e conectando os diferentes espaços. As aberturas resultantes se adaptam precisamente às necessidades dos espaços interior.