-
Arquitetos: Adjaye Associates
- Ano: 2012
-
Fotografias:Edmund Sumner
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto trata-se da segunda biblioteca de bairro, projetada por Adjaye Associates para o Distrito de Columbia. A Biblioteca William. O Lockridge Bellevue, é caracterizada por sua celebração às vistas ao bairro e sua inserção na topografia, dramaticamente inclinada. O desafio também foi criar um edifício cívico dentro de um contexto residencial.
Em vez de uma única forma monolítica, a biblioteca é um aglomerado de volumes, elevados e aterrados. Usando o volume principal aterrado para hospedar as áreas centrais da biblioteca e a leitura primária, os volumes elevados criam um pórtico acolhedor na entrada que pode ser usado para eventos e reuniões informais. Os volumes, derivados do programa da biblioteca, mas também atentos a capturar o tecido urbano circundante e a topografia do terreno, mediam a escala do edifício usando formas pequenas, médias e grandes. Envolto em uma pele de concreto e vitrificada com barbatanas de madeira, o envelope não apenas resolve os requisitos estruturais e de sombreamento, mas também articula a presença vertical do edifício justaposto à paisagem inclinada.
Planejados, os volumes seguem a geometria do local para formar uma série de retângulos idênticos e variáveis. O arranjo maximiza a exposição a oeste para a iluminação natural e filtrada, que é a principal fonte de luz. As áreas de serviço da biblioteca são em camadas, com serviços para adultos, adolescentes e crianças contidos em volumes separados. O primeiro andar contém o balcão de navegação para adultos, uma sala de reuniões e espaços de apoio aos funcionários da biblioteca. O segundo andar possui serviços adicionais de navegação para adultos e crianças. O terceiro andar contém mais espaços para adultos, salas de reuniões e serviços para adolescentes. A escada de concreto, levando os visitantes aos níveis elevados, corresponde à inclinação da rua.