-
Arquitetos: At- te, Taller LU'UM
- Área: 723 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias :Elke Frotscher, Alan Vargas Favero
-
Fabricantes: 3dmax, AutoDesk, CASTEL, Cemento Apasco, Cementos Cruz Azul, Dormilón, Evans R&R, Ferre Caballero, Isla Urbana, Lano de la Torre, Lighting Planner, Loba Refrigeración, Portento, SiecLed, Taller LU´UM
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uzulu, o Zapotec gusulú, significa Início, começo. O povo zapoteca nasceu nas nuvens em forma de pássaros e se dispersou após ouvir música, seus deuses criadores tornaram-se luas, estrelas e sol. Todos eram iguais, o equilíbrio perfeito entre os seres humanos e a natureza, conectado com a nossa origem, com o começo de tudo.
Este é o Monte Uzulu, a experiência de estar ciente. Os clientes queriam que seus ideais transparecessem no projeto. Para eles, a humanidade faz parte da natureza e precisamos honrar a terra e a água como elementos fundamentais. Com a realidade do dia a dia, tornou-se quase impossível de ver a partir daí a beleza do ambiente em harmonia e pensar que as boas ações melhoram, protegem, mas, acima de tudo, inspiram a transformar a maneira como vemos o mundo. Para os clientes, o futuro é hoje e somente gerando o bem comum podemos mudar o planeta, um viajante de cada vez. Nessa perspectiva, este hotel nasceu do amor pela terra e pela costa de Oaxaca, e busca dar uma experiência reveladora aos visitantes.
A mata que cerca o terreno tem milhares de anos, é por isso que decidiu-se respeitar todas as árvores durante a construção. Os recursos naturais de San Agustinillo permitiram projetar espaços que estão em equilíbrio com a natureza, toda a madeira é local e os acabamentos das paredes são feitos de terra e cal. Também foram respeitados os regulamentos locais de altura e o limite máximo de metros quadrados de áreas verdes livres de construção, um sistema de reutilização de 100% da água consumida foi desenvolvido, de forma a haver a captação de água da chuva para aproveitar os benefícios. Dessa maneira, o projeto se insere no ciclo da água deixando fluir sem interferir.
Este projeto foi encomendado ao Taller LU ́UM, um escritório especializado em trabalhar de mãos dadas com grupos de artesãos em todo o México. O LU ́UM colaborou com 4 grupos de artesãos, mas também com Mariana Ruíz do Moebius Design Lab para a arquitetura e o gerenciamento de projetos, Paola José de Sombra para iluminação, Valentina Deffis para os acabamentos e Tiago Pinto de Carvalho para o projeto conceitual. Também teve colaboração com o Templo de Oaxaca, especialista em biodigestores; o escritório especializado em piscinas naturais da CPlantae; Edgar Ludert, designer gráfico que desenvolveu toda a marca e os construtores locais para criar uma construção consistente, consciente e única.
Cada suíte possui um terraço com uma vista privilegiada do Oceano Pacífico e da selva de Oaxaca. Também há piscinas naturais que utilizam um sistema de purificação com plantas da região que mantêm a temperatura fresca nos jardins.