-
Arquitetos: Valode & Pistre
- Área: 49000 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Sergio Grazia, Laurent Kronental
-
Fabricantes: AutoDesk, Saint-Gobain
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício, com de cerca de 49 mil metros quadrados distribuídos em 44 andares e 165 metros de altura, visa alcançar uma qualidade ambiental exemplar com forte ênfase na integração urbana, no desempenho energético e no conforto do usuário.
Projetar uma nova torre em La Défense hoje envolve a solução de questões dos mais variados campos: questões funcionais (criar um lugar flexível e um edifício eficiente) - questões técnicas e construtivas (um local complexo com muitas restrições) - a qualidade de vida em um prédio alto - questões urbanas (evolução de um bairro comercial para um modelo urbano com mais vitalidade) e também questões simbólicas (a sede de uma grande empresa francesa).
Apesar de todas essas preocupações, uma torre, mais do que qualquer outra edificação, está relacionada com pessoas e como isso as afeta. Por isso, os arquitetos devem se esforçar para provocar esses sentimentos e essa emoção.
A arquitetura da torre mostra originalidade e pode ser comparada a um conjunto de três cristais que captam e espalham luz com um jogo de reflexão e transparência. A silhueta dinâmica do edifício, por meio dos três prismas oblíquos que, de forma antropomórfica, se assemelham a uma cabeça, um corpo e um pé, permite que o projeto interaja com as torres ao redor. Ela se torna assim uma figura que, ligeiramente, se inclina como sinal de calorosa acolhida.
Além disso, a natureza ocupa o centro do palco: grandes estufas contribuem para a aura e o desempenho ambiental do edifício, enquanto os jardins de todos os pavimentos podem ser acessados diretamente desde os espaços dos escritórios.
A torre foi projetada como um recurso primordial para a empresa, dividida em três partes distintas:
- um corpo principal onde todos os níveis são dedicados aos espaços para escritórios.
- uma parte inferior que abriga serviços como áreas de acesso aberto, incluindo um showroom no nível do hall.
- andares mais altos localizados no prisma superior envidraçado, ou seja, o topo da torre, que abrange áreas de recepção, pontos de reunião e o "espace plein ciel", uma área de encontro com vistas panorâmicas.
Os pisos de escritórios se beneficiam de vistas panorâmicas e desfrutam de forte iluminação natural. Os jardins podem ser acessados a partir dos espaços de escritórios. Embora ao ar livre, estas áreas são protegidas do vento.
A arquitetura da torre foi projetada com preocupações ambientais em mente. Soluções espaciais, arquitetônicas e técnicas que contribuem de forma geral para a eficiência neste aspecto.
A Saint-Gobain é hoje líder na distribuição de materiais e produtos de construção. O vidro, entretanto, continua sendo um destque da sua atividade tradicional e, graças à sua arquitetura, a torre enfatiza qualidades estéticas e propriedades de transmissão de luz, isolamento térmico e baixa emissividade.