-
Arquitetos: Architekti B.K.P.Š
- Área: 54 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Tomáš Manina
-
Fabricantes: Trial Trnava
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta extensão faz parte de um conjunto de edificações em uma antiga vila. Ela é acrescentada à casa existente de um artesão de tijolos, que havia sido restaurada em meados dos anos noventa. O forno de tijolos, que estava em estado de ruína, foi reconstruído há 10 anos. Após a II Guerra Mundial, quando a produção de tijolos da família cessou, um pomar foi criado no local.
A casa original do mestre de tijolos era um típico pórtico campestre com um telhado de duas águas. Era, na verdade, um projeto sábio - como as casas vernaculares costumavam ser. O pórtico anexo ao volume longitudinal principal era uma característica distinta e prática na interface do exterior e interior da casa. Além da proteção natural da área, ele regula diferentes efeitos da iluminação natural do verão e do inverno sobre a massa da alvenaria.
A extensão é, na verdade, um prolongamento da silhueta da casa incluindo seu pórtico. Ela é subordinada à figura existente, mas seu interior apresenta um conceito de espaço radicalmente diferenciado. É um ambiente aberto sem o usual forro que separa a área de moradia do sótão.
A trama de cobertura poderia ser interpretada como um esquema de construção típico de vigas ou como um modelo estrutural de duas lajes inclinadas de apoio mútuo. Todos os tijolos utilizados na armação do telhado são marcados após a sua origem. Mais de 2/3 havia sido fabricado por este antigo local, o restante é proveniente dos fornos de tijolos desaparecidos da região vizinha. A aparência em forma de mosaico é derivada de diferentes tonalidades e superfícies irregulares, típicas da produção de tijolos artesanais. A galeria está inserida na linha divisória da casa existente e sua nova extensão - ela serve como conexão com o sótão.
As paredes feitas de blocos de tijolo são rebocadas por fora e por dentro com cal e sem revestimento. Outros materiais desta extensão também são utilizados sem tratamento superficial - concreto do piso, blocos de concreto pré-fabricados dos pilares do pórtico e da lareira, vigas e perfis de aço, etc. Em certo sentido, é um volume finamente inacabado.
A estrutura maciça da cobertura melhora substancialmente as características térmicas da edificação. Ela reduz radicalmente a sensação térmica do interior. O pórtico envidraçado fechado serve como uma zona climática de amortecimento térmico durante a maior parte do ano. Esta extensão é uma homenagem particular à cultura da fabricação de tijolos.