-
Arquitetos: Nikken Sekkei
- Área: 4605 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Takumi Ota
-
Fabricantes: GANTAN BEAUTY INDUSTRY, GRAPHISOFT, IOC Flooring, Lumion, Sangetsu, YKK AP, Yashima Mokuzai
Descrição enviada pela equipe de projeto. A cidade de Amakusa está localizada na província de Kumamoto, no Japão, na ilha de Kyushu. Excepcionalmente para um país como o Japão, não há estação de trem em Amakusa e, portanto, o carro se tornou a melhor forma de transporte aqui. Este projeto tenta fornecer uma edificação que se abra ao público como uma "estação", fornecendo espaço público multifuncional que pode ser acessado livremente por todos.
A edificação é nomeada "KOKORASU", que é uma combinação dos mundos japoneses: KOKO + KORASU + SU. KOKO significa "aqui", KORASU significa "entre" no dialeto local de Amakusa e SU significa "ninho". Ela abriga uma biblioteca, um centro de saúde e um salão, todos de uso público. As instalações estão voltadas para um pátio interno que oferece um confortável espaço verde ao ar livre.
Parte do paisagismo do pátio é gradualmente elevada, conectando-o com a biblioteca pública no segundo pavimento. Nossa intenção de projeto era criar experiências e interações muito interessantes entre os usuários dos vários estabelecimentos públicos por meio do posicionamento do volume curvo ao redor do pátio.
A cobertura da edificação, criada pela combinação de quatro superfícies dinamicamente curvas com diferentes inclinações, é suportada por uma estrutura feita de madeira local pela qual Amakusa é conhecida. Na região onde os planos curvos do telhado se sobrepõem, a agradável luz do dia entra junto com o ar fresco da montanha. A estrutura da cobertura também cria grandes espaços livres para as funções internas. Como resultado, nasce uma "estação" pública e aberta, dando as boas-vindas a todos para que criem sua própria história e experiência no "KOKORASU".