-
Arquitetos: Karina Guidolin Arquitetura
- Área: 325 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Ezequiele Panizzi
-
Fabricantes: Cinex, Deca, Esquadrias Moschetta, Indus Parquet, Portinari
Descrição enviada pela equipe de projeto. Pensada para uma família jovem, com filhos pequenos, esta casa térrea está localizada em um bairro predominantemente residencial, entre os municípios conurbados de Bento Gonçalves e Garibaldi. O terreno fica a alguns metros de um clube de caça e pesca, com muita natureza em seu entorno. O projeto é organizado em um partido arquitetônico em L, setorizando a área dos dormitórios a leste/oeste e a área social e serviço na direção norte/sul.
O desafio estava em produzir uma arquitetura que equilibrasse a força da volumetria, a eficiência do conforto ambiental e um programa que se relacionasse com o espaço externo. Pensando nisso, procuramos deixar a casa fluída, integrada e plana em sua grande porção, abrindo-a para o pátio dos fundos na fachada norte, e integrando-os através de uma varanda. O pé direito alto e inclinado da área social garante a ventilação e iluminação naturais, além de trazer hierarquia para os espaços.
A visibilidade da área externa para a interna é regulada através dos brises verticais criados na fachada de acesso e na circulação íntima. Já os visuais para a paisagem do entorno, vista do pátio dos fundos e lateral dos dormitórios, são orientados através do muro de fechamento, com um ritmo de cheios e vazios estudados a fim controlar a privacidade em relação aos vizinhos.