-
Arquitetos: Marcos Bertoldi Arquitetos
- Área: 619 m²
- Ano: 2007
-
Fotografias:Eduardo Macários
-
Fabricantes: Deca, Npk Mármores, Punto, Tempo de Viver, iluminar
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa, localizada na cidade de Curitiba, situa-se em um terreno de pouco mais de 750 m², que faz frente a um bosque nativo, de preservação permanente. O lote acompanha uma série de desafios. De formato irregular e relevo levemente acidentado, abriga, ainda, 5 araucárias em sua marcação, as quais se tornam elementos decisivos no projeto e delimitam a área de interferência no terreno, por serem protegidas por lei. O conjunto dessas características, somado à orientação solar - fator que é determinante para a capital mais fria do país – nortearam o projeto e resultaram em uma fachada formada por dois grandes volumes separados por uma área central envidraçada, a qual enquadra a vegetação. Ao realizar tal feito, essa área (social) – composta por salas de estar, jantar e cozinha gourmet, permite a entrada de sol em todo o imóvel, de 619m². Tal organização foi inclusive decisiva no posicionamento da piscina/espelho d´água na porção frontal doterreno.
Quanto à volumetria, que aparenta certa simetria à primeira vista, nos fundos sofre uma desintegração em sua composição. As fachadas complementares são trabalhadas com subtrações e adições, revelando “caixas” revestidas de mármore travertino que acomodam diferentes ambientes, como jardim para o lavabo e home theater. O mármore é o principal revestimento utilizado dentro e fora do imóvel. A casa possui embasamento de pedra instalado organicamente, como se demonstrasse a intenção de refazer o terreno irregular, e é, por fim, coroada com uma laje que “pousa” em seu volume. Este material aparece inclusive em parapeitos apoiados em bases também de pedra, dando a sensação de estaremflutuando.
A piscina, de formato triangular, encontra-se localizada defronte ao living e próxima a três araucárias situadas na frente do lote. Tal proximidade, entre outras coisas, foi fator determinante para a construção de um deck suspenso, em balanço, evitando dessa forma interferência nas raízes das árvores. A piscina é ora tratada como espelho d´água quando aproximada da parede e, ainda, por apresentar uma passagem sobre ela, configurando um segundo acesso acasa.
Outra solução presente nesse projeto são os jardins privativos instalados em todos os banheiros da casa. Dessa forma, garantem a iluminação, ventilação, e privacidade necessária, além de trazerem elementos naturais para esses ambientes. Um detalhe especial encontra-se no lavabo, sem pia, em que a água cai diretamente sobre o piso.
Os interiores, também assinados pelo escritório, contam com decoração em cores neutras e móveis de materiais naturais, a pedido do cliente. Inclui também peças contemporâneas do design nacional, que ambientam o living – de pé-direito duplo no trecho onde estão as salas de estar e jantar. Na suíte do casal, chama a atenção o contraste entre alguns móveis escolhidos: no lugar de tradicionais mesas laterais, estão uma mesa amarela e outra espelhada, as quais em conjunto são complementadas pelo revestimento em veludo preto.