-
Arquitetos: MDDM STUDIO
- Área: 100 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Jonathan Leijonhufvud
-
Fabricantes: Lost & Found
Descrição enviada pela equipe de projeto. A edificação está localizada na esquina de um cruzamento movimentado onde se encontram torres de escritórios e unidades residenciais. A pequena escala do volume em relação aos edifícios vizinhos convida a criar um projeto simples e ao mesmo tempo conspícuo. O projeto manteve os elementos estruturais da construção anterior e agora abriga um bar e restaurante.
O volume regular da edificação alterna superfícies sólidas e semi-transparentes alinhadas com a delimitação do lote vizinho. Apenas uma caixa de aço escura se projeta para fora para emoldurar a entrada. Com uma planta espelhada, internamente as funções e circulação são dispostas em torno de um jogo de volumes maciços e espaços esculpidos.
O desenho da fachada controla a privacidade do espaço interior, alternando lâminas de madeira com pedra maciça branca, enquanto a caixa de aço da entrada esconde um jardim secreto japonês que invade a laje do segundo pavimento.
No térreo, o espaço é disposto em torno de três volumes principais: a caixa de aço da entrada e o jardim japonês, um volume em pedra branca que abriga o banheiro e o acesso à área de serviço e finalmente um cubo de madeira que separa o bar da área de recepção. Os volumes são afastados do forro formado pela laje de concreto do segundo andar. A área de estar desfruta da privacidade proporcionada pela fachada com brises, mas ainda oferece vistas para a paisagem da rua. Um pequeno jardim entre o brise e a fachada de vidro enriquece a sala enquanto aumenta a distância física até a rua movimentada.
O bar é posicionado dentro de uma caixa de madeira para aumentar a privacidade. Banquetas confortáveis e um balcão baixo transmitem um ambiente descontraído.
O segundo pavimento segue a organização espacial de dois cubos concêntricos: um núcleo interno em madeira que abriga a cozinha e as salas de jantar do Sushi Bar e um volume externo em pedra como a fachada que distribui a circulação dos clientes para chegar ao Sushi bar e à sala VIP.
Outro jardim japonês é um presente inesperado para o convidado do bar. É possível desfrutar da beleza do jardim, bem como da movimentada paisagem urbana filtrada pelo brise de madeira da fachada.