-
Arquitetos: Olson Kundig
- Área: 1 ft²)
- Ano: 2018
-
Fotografias:Nic Lehoux
-
Fabricantes: AutoDesk, Benjamin Moore, Caesarstone, Canvis, Cedarland Forest Products, Elizabeth Dow, Fleetwood, John Manville, Mosa, Newforma, Olson Kundig, Paint - Silver Satin in matte and pearl, Phillip Jeffries, Richard Carter, Stone Source, Timorous Beasties, Trello, Vitrocsa, Wilsonart
“O telhado da Casa Hale Lana se encaixa na linguagem vernacular havaiana, onde grandes telhados acolhem predominantes correntes dos ventos e os mantêm em movimento pelo edifício. No entanto, este projeto leva este conceito, a um outro patamar, por meio de um longo beiral e uma calha extremamente precisa.” Tom Kundig, FAIA, RIBA, Diretor de Design
Este retiro familiar de 1.598,95 m² (17.211,00 ft²), está localizado na Big Island, no Havaí. A casa é constituída por vários pavilhões com a mesma linguagem de cobertura, dispersos pelo terreno e conectados por varandas de madeira, elevadas do solo, e uma série de jardins. Hale Lana, significa "casa flutuante", já que os volumes parecem pairar sobre os campos de lava e os densos jardins do local. A casa ocupa uma posição na linha ecótona, entre o paisagismo e as amplas vistas do oceano que se estendem até o vulcão Haleakalā, nas proximidades de Maui.
O principal objetivo do projeto foi equilibrar a transparência e o invólucro, de forma a criar uma casa que atendesse as necessidades do casal e de sua família, além de abrigar grandes espaços de reunião, maximizando a conexão com o clima e a paisagem havaiana. No acesso, uma área densamente ajardinada, com grandes árvores e campos de lava, precedem a vista da casa para Maui. A casa é envolvida por portas deslizantes, que se abrem para varandas cobertas e se conectam aos outros quatro edifícios, a cabana, a suíte master, a suíte de hóspedes e a garagem.
Os telhados com duas águas, seguindo os padrões da Big Island, configuram beirais profundos que circundam os edifícios e suas varandas, permitindo que os pavilhões se abram completamente à brisa do oceano, assim sendo protegidos contra os raios solares. Persianas permitem que a família ajuste cada edifício, de acordo com as condições ambientais, personalizando o grau desejado de entrada de sol, vento e de privacidade. Em muitos dos pavilhões, paredes rochosas se estendem ao exterior, conectando a casa à paisagem de Kona. Móveis sob medida, mobiliários soltos e objetos de decoração complementam a arquitetura, com referências havaianas.