-
Arquitetos: Nildo José
- Área: 86 m²
-
Fotografias:Denilson Machado – MCA Estudio
-
Fabricantes: Acervo Pessoal, Caesarstone, Carbono, Cerâmica Forte, Colormix, Deca, Dpot, Estar Móveis, Flos, Galeria Eduardo Fernandes, Galeria Lume, Gorenje, Mármore Verde Guatemala, Oscar ono, Pallimanan, Perola Mármores, REKA, Solarium, Teodora Home, Tutte Bele
Descrição enviada pela equipe de projeto. Transformar um apartamento compacto e localizado em um dos bairros mais badalados de São Paulo em uma morada espaçosa, confortável e com ar carioca foi a tarefa do arquiteto Nildo José, que acredita na tendência de um ambiente integrado, cheio de histórias e que traga aconchego. A maior solicitação do morador, um jovem carioca residindo em São Paulo a trabalho, era um apartamento leve, com sensação de espaço e referências do Rio. Para isso, Nildo apostou em uma reforma de interiores, modificando o layout original do apartamento e apostando na integração dos ambientes.
O ponto de partida foi a escada do apartamento. A estrutura escultórica dela acabou definindo a estante, a bancada do home office e o enquadramento da principal obra de arte do projeto, da artista dinamarquesa Mai-Britt Wolthers. No final, a escada foi a grande protagonista do apartamento e demarcou a circulação vertical, quase como um truque – dando a impressão imediata que o apartamento era maior, que existem mais áreas a serem exploradas no andar superior. O terraço, até então sem função, foi ocupado por um gazebo de vidro emoldurado com paisagismo e jardim vertical, atendendo ao desejo do morador de poder ver as estrelas à noite. Além disso, o espaço ganhou a piscina com revestimento de pedra natural em composição com o mármore verde Guatemala, tijolo original e o deck de madeira.
Para compor o visual carioca do projeto, o arquiteto apostou em materiais com características naturais, com algumas texturas marcantes do universo praiano. Um dos materiais que mais se destaca no projeto é o deck de madeira Padouk que não precisa de manutenção com o passar dos anos. A leveza do Rio de Janeiro está presente em cada detalhe desse projeto, desde a escolha das cores, texturas, materiais e volumetrias até o piso de madeira de demolição, obras de arte, escolha de mobiliário e a participação da iluminação zenital no projeto.