-
Arquitetos: PMA, Plasma Studio
- Área: 6500 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Zhi Xia
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Xi'an Eco-Park faz parte do parque ecológico localizado na região do rio Chongwen Jing na nova área de Xixian. O projeto inclui um eco-restaurante e um hotel. Com base na integridade do projeto e na compatibilidade com o ambiente ao redor, a arquitetura e a paisagem se conversam em uma unidade espacial e a transformação mútua se torna o principal conceito do projeto.
O projeto, portanto, é desencadeado pelo desejo de construir um diálogo entre a paisagem e arquitetura. Essa identidade, no entanto, em vez de se basear no imaginário, encontra articulação na implantação, estendendo fronteiras para o térreo e produzindo uma conexão entre a paisagem, através de transições - tanto espaciais quanto funcionais.
Morfologicamente, o edifício cresce a partir da topografia no norte, através de um bloco sinuoso que é dividido criando um espaço para a luz natural e uma queda vertiginosa na praça de entrada. Em direção ao sul, fica em uma elevação mais alta, permitindo, assim, uma série de espaços interiores (parque infantil e estufa) além de pistas através de algumas superfícies inclinadas, entre as quais localiza-se a rampa de acesso principal ao andar superior. À medida que parte do terreno foi introduzido no espaço interior, a "colina" torna-se o foco do projeto. De acordo com a passagem escondida sob a colina, os clientes podem entrar no espaço interior e experimentar um exploratório enquanto visitam o parque. Após o caminho semi-subterrâneo, o ambiente se abre para entrar no espaço de atividades interiores.
O desenho do hotel está localizado no lado norte do restaurante. Ao contrário do restaurante ecológico, os blocos contínuos são abertos na elevação externa para conformar a varanda dos quartos. Além disso, a curva do telhado é naturalmente moldada em um triângulo em zigue-zague resultante de sua torção.
O edifício é um arco principal, com os dois pontos finais na elevação mais baixa (+ 0,00m) e o ponto médio na elevação mais alta (+ 4,80m). A distribuição espacial tridimensional se assemelha a um movimento espiral que é acompanhado por uma membrana que mais do que envolver a área interna deste arco, amplia a rica plasticidade do diagrama como tal. No lado norte, cinco curvas percorrem várias elevações, funcionando como uma verdadeira extensão do solo até a cobertura do edifício, apresentando estrias e depressões - características topográficas em si mesmas.