-
Arquitetos: KIRI Architects
- Área: 85 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Ikuya Sasaki
-
Fabricantes: AutoDesk, Grohe, Normann Copenhagen, Panasonic
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao invés de permitir que a planta do prédio definisse o projeto em termos de layout, 5 grandes móveis, variando em tamanho e proporção, foram colocados dentro do espaço habitacional. Os móveis estão alinhados em 25 graus à malha existente - criando assim uma série de espaços triangulares.
O segmento diagonal da geometria triangular não apenas introduz uma nova malha, mas a dimensão alongada em comprimento, criando diversos usos como armários e bancadas, dentro de um espaço pequeno. Além disso, cria-se uma experiência única que acolhe diferentes funções como um espaço de estudos fechado que se amplia gradualmente à medida que se adentra ou em uma sala de jogos infantis que se abre e possibilita a máxima visibilidade aos pais. Um longo corredor pintado de branco é posicionado no lado leste para capturar o máximo de luz natural da abertura leste-oeste e permitir que o vento flua por todo o espaço.
Os extensos móveis também servem para ocultar as instalações elétricas dos equipamentos. Esses móveis se tornam não apenas estantes de livros, armários para aparatos áudio-visuais e depósitos em geral, mas são o centro do projeto, acomodando todas as interfaces necessárias.
Este projeto busca abordar o existente, ao mesmo tempo em que cria uma nova sensação de opulência. Um desvio da ordem convencional "estrutura-acabamento-espaço" reimaginando o lugar como "estrutura-espaço-acabamento". Inverter o vernáculo e, ao invés disso, focar em destacar a multiplicidade de momentos no novo espaço.