-
Arquitetos: J.R Architects
- Área: 400 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Yu-Chen, Tsao
-
Fabricantes: Kun Yu GreenHouse, Lyon, Nan Ya, Projeto, Rainbow Paint
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um lar para plantas que proporciona um ambiente luminoso. O desafio deste projeto, portanto, é abrigar plantas e seres humanos sob o mesmo teto em um clima subtropical com materiais e sistemas adequados.
O projeto está localizado em uma suave encosta no sul de Taiwan. Usamos estruturas leves de aço e comumente utilizadas em infraestruturas agrícolas para acomodar programas como cafeteria e restaurante. A disposição do espaço procura desafiar a noção tradicional de interior e exterior.
Utilizamos a técnica de pele dupla tanto para telhado quanto para fachada a fim de controle térmico. O uso de painéis de policarbonato na fachada redefine a interação entre natureza e arquitetura. O material filtra a maior parte dos raios UV e a luz solar direta, diluindo-os, criando então, uma suave iluminação no ambiente. Quanto às paredes internas, usamos painéis corrugados translúcidos para manter a sala bem iluminada e para diluir a fronteira entre as estruturas feitas pelo homem e pela natureza. A iluminação e materialidade permite que as interações dentro e fora da edificação se tornem mais interessantes.
Dentro do sistema de fachada dupla, há um corredor de 1,5 metros de largura que circunda os espaços interiores e conecta todos os programas. O corredor é pavimentado com seixos e plantas que servem como área de refeições ao ar livre, bem como um pátio para ventilação natural, a fim de manter o conforto térmico interno.
A fachada possui aberturas retangulares que se sobrepõem aos painéis brancos translúcidos e verdes para criar um cenário pitoresco de floresta. À medida que a luz do sol atinge as aberturas, um padrão dinâmico de sombras geométricas refletirá dentro do espaço ao longo do dia.