-
Arquitetos: PKB Arquitetura
- Área: 49 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Denilson Machado - MCA Estudio
-
Fabricantes: Cosentino, Hunter Douglas, Arquivo Contemporâneo, Blindex, Bossa Mármores, Deca, Giacomo Tomazzi, Luma Iluminação, Lumini, Noemi Saga, Portobello, Tramontina
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os clientes deste projeto eram um casal de meia idade à procura de praticidade e vida leve. Com os filhos já adultos e fora de casa, se viram em um apartamento grande, trabalhoso e vazio. Decidiram então levar uma vida mais prática e enxuta, doando grande parte de suas roupas e pertences para se adequar a um apartamento de 49m².O desafio deste projeto, além da metragem, se deu pela planta, a qual possuía um formato trapezoidal, dificultando um pouco o arranjo do espaço.
Todas as paredes do apartamento foram demolidas e substituídas por marcenaria, aumentando assim a área útil total. Apesar da idéia de um apartamento prático, o casal não optou por uma planta tipo loft, mas sim por uma divisão quarto e sala. Com isso, desenvolvemos dois eixos de marcenaria de ponta à ponta do apartamento , o qual foi desenhado de maneira a otimizar o espaço e fazer a divisão entre quarto/ sala e sala/cozinha.
O eixo central em freijó, além de armário, painel e porta, desempenhou também um espaço de escritório. Este mini escritório foi projetado para ficar completamente embutido na marcenaria, englobando inclusive a cadeira. Paralelo ao eixo central, foi feito um outro eixo em laca branca para além de regularizar o espaço, e dividir sala e cozinha, tirar proveito das quinas para área de armário.
A paleta do apartamento foi desenvolvida com tons sóbrios e claros para dar leveza e aconchego ao espaço compacto. Foi utilizado o tom de madeira freijó, laca branca e um toque de azul acinzentado na chapa perfurada do armário da cozinha, dando um toque de irreverência e identidade ao projeto.