-
Arquitetos: PKB Arquitetura
- Área: 275 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Julia Ribeiro
-
Fabricantes: Blindex, Cosi Home, Eliane Revestimentos, EmFoco Print, Knauf, Komm, Luma Iluminação, Passeio Revestimentos, Perfilor, Suvinil, Tarkett, Telha Norte, Tintas Coral, Tokstok, Viva Construtora
Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito do projeto tomou como inspiração a sua localização no centro de São Paulo e na decoração são encontradas diversas referências à cidade que vão desde a luminária com o formato do mapa de São Paulo no lobby, os adesivos com os nomes das ruas mais famosas da cidade, até a instalação de mais de 30 luminárias com cúpula de papel fazendo referência ao bairro da liberdade. Por outro lado, para manter a identidade da marca Ibis Budget, em todos os espaços foram tons de azul, que é a cor da bandeira, mesclando com tons de amarelo, cinza e branco para deixar os espaços mais descolados. Para não ficar monótono, foram usados dois modelos de piso, um simulando réguas de madeira em uma paginação espinha de peixe e outro em 3 tons imitando concreto com uma paginação geométrica.
Ainda na pegada urbana, o balcão da recepção possui uma frente em blocos de jardineira em concreto, fazendo referência entre a natureza e as construções no centro da cidade. Ao fundo do balcão criamos um painel de telhas metálicas onduladas que remetem aos containers e um letreiro em neon amarelo que se destaca ainda mais com o brilho do painel ao fundo. Para ocultar o armário de apoio à recepção, foi criada uma padronagem geométrica que desconstrói o símbolo da cidade tão conhecido por todos. Por ser um hotel antigo, as áreas sociais se encontravam muito desatualizadas tanto na estética quanto nas funções. Por esse motivo, foi solicitado a criação de um design inusitado, criativo e jovem para estimular os hóspedes a permanecer naquele espaço e incentivar que pessoas de fora frequentem essas áreas como um bar ou restaurante. Além disso, era necessário criar uma conexão maior entre o restaurante e o lobby para que ele fosse usado ao longo do dia e não somente para o café da manhã. A parede que dividia o restaurante do restante do espaço foi demolida aumentando a conexão entre ambientes.
Para manter a sensação de integração e ao mesmo tempo permitir que seja feito o controle do café da manhã, criamos um balcão que serve tanto para os funcionários que verificam quem irá tomar café na parte da manhã quanto para caixa das compras feitas na loja de conveniências. Essa loja que por sua vez representa uma parcela significativa da receita do hotel, foi repaginada com um design mais atual e descolado, deixando os produtos expostos de forma mais organizada e atraente. No restaurante, destacamos o balcão buffet da parede criando uma circulação por trás que facilita tanto os hóspedes a se servir quanto a reposição dos itens de café da manhã pelos funcionários. Na área do lobby foram criados diversos ambientes de longe, jogos e tv para fomentar o uso daquele espaço como permanência e também trabalho.