-
Arquitetos: BR3 Arquitetura, Samuel Biron
- Área: 731 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
-
Fabricantes: Blindex, Concrepedra, Construrohr, Evernote, Fell Esquadrias, Gerdau, Imab, Incepa, LetsBuild, MEBER Metais, SH, Salvaro Madeiras, Tintas Killing, Villarta Elevadores, granatum
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto Box443 está localizado em Porto Alegre, capital mais ao sul do Brasil. Trata-se de uma edificação que abriga 9 unidades residenciais dispostas em três pavimentos elevados do solo, já o pavimento térreo organiza áreas complementares ao uso principal e demarca o acesso de pedestres e o de veículos. O projeto visa estimular uma correspondência equilibrada entre o espaço público e o privado, assim um monobloco branco é erguido do solo e libera o pavimento térreo para que essas trocas sejam estabelecidas ao nível do observador.
O monobloco sofre algumas subtrações que propiciam adequada ventilação e iluminação, bem como denunciam o uso interior. Logo, é possível compreender que os rasgos estreitos são destinados a banheiros e a áreas de serviço; as aberturas maiores à sala de estar e jantar; e as janelas com dimensões intermediárias aos dormitórios. Entretanto, a disposição randômica dessas subtrações não permite a leitura de cada unidade individual, dessa maneira a edificação apresenta a leitura de um único volume prismático suspenso no terreno com subtrações casuais.
Por vezes é possível entender as intenções e o intuito dos Planos Diretores das Cidades através das suas peças construídas. Portanto, esse objeto erguido do solo obedece os recuos obrigatórios, utiliza o potencial máximo de área edificável e utiliza o gabarito máximo de altura, tornando essa edificação também uma peça urbana que expõe no meio físico um extrato de normativas dispostas no Plano Diretor associadas às intenções projetuais de colaborar para uma cidade mais equilibrada e equitativa.