-
Arquitetos: Atelier do Corvo
- Área: 120 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Rubens Mano
-
Fabricantes: AutoDesk, CIFIAL, CLIMAR, Dow Building Solutions, ESMEC Lda, Efapel, Luciano e Filhos Lda, MACIÇA, Metalmiro, Multiplacas, Robbialac, Sanitana, Umbelino Monteiro
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa do Gondramaz é um abrigo de montanha para o escultor Rui Anahory e resulta da recuperação e reconstrução de uma pequena ruína em xisto situada nesta aldeia serrana.
A casa é fortemente marcada pela relação com a paisagem, virando-se sobre a montanha, a Sul. A construção existente estava em avançado estado de ruína, obrigando a refazer na totalidade os novos paramentos de alvenaria de pedra aparente de xisto, em que as novas fenestrações revelam as divisões e os usos.
O acesso faz-se pelo eixo estruturador da aldeia e por uma antecâmara de recepção onde se encontra um forno, a partir do qual o edifício se desdobra em duas cotas, 1,5m abaixo da cota de soleira num piso social com a sala de estar, cozinha e instalação sanitária e a 1,35m acima da cota de soleira uma mezzanine, piso mais íntimo, com três quartos e instalação sanitária. O afloramento rochoso encontrado durante a execução da obra mantêve-se, tornando protagonista do espaço comum de estar, que se abre para o jardim e a montanha.
No contacto com a rua, a formalização da solução dilui-se na discrição das construções contíguas existentes, não deixando adivinhar a solução dos vãos propostos no tardoz, em franca relação com a paisagem envolvente.