-
Arquitetos: Yasuyuki Kitamura
- Área: 81 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Masashige Akeda
-
Fabricantes: A&A Material Corporation, AGC, Aica Kogyo Company, AutoDesk, BANPO INDUSTRIES, DAINICHI GIKEN KOGYO, FUJIKAWA KENZAI KOGYO, OSAKA GAS CHEMICALS, Panasonic, SK Kaken, Sankyo Tateyama, Sanwa, TOKAI COLOR, Toli Corporation, Vectorworks, Xyladecor, YASUYUKI KITAMURA
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada em um bairro novo, na área norte da cidade de Minoh, em Osaka, no Japão. Cercada por um rico ambiente natural, apesar de ser um local em desenvolvimento, o entorno é delimitado por casas que não tem uma relação com o meio ambiente ou com a identidade local.
Neste projeto, a relação entre os usuários e o ambiente natural foi construída no limite entre "cidade" e "natureza". Ao questionar a natureza das habitações modernas e cruzá-las com o ambiente urbano, a casa nasce com estreita relação ao meio natural.
Na face norte do terreno tem face para uma rua, onde a comunidade cultiva uma horta comunitária, com o Monte Blue Shell em segundo plano. Na face sul, uma estrada, e para o leste e oeste, as casas da vizinhança. Os clientes, um jovem casal, procuravam uma casa para viver em proximidade com a natureza, de forma que a casa coexistisse com o meio ambiente
Os longos beirais da leve cobertura estendem o interior para o exterior criando um espaço ambíguo. Além disso, um conjunto de esquadrias diluem visualmente o exterior para o centro do edifício, e as aberturas zenitais permitem que o verde das árvores e o céu azul penetrem no interior. As cortinas do lado externo filtram a luz do sol, bem como delimitam a linha de visão. Já os dois pilares, similares a árvores, fornecem uma sensação de segurança ao generoso espaço. O resultado é uma casa que parece fazer parte da natureza, e não apenas da paisagem.