-
Arquitetos: Match, bureau d'architecture
- Área: 42 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Antoine Bonnafous
-
Fabricantes: AutoDesk, Investwood, Leroy Merlín, Macocco, McNeel, Modelec, Saint Maclou
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento de 42m² está localizado no 20º distrito de Paris, em um edifício dos anos 60. O projeto otimiza o seu espaço, abrindo e explorando as superfícies de circulação. A antiga cozinha, a entrada e a sala de estar são mescladas, criando um espaço generoso que aproveita ao máximo a exposição solar sul do apartamento. A cozinha é movida para um dos cantos, integrada em uma peça de mobiliário personalizada na cor cinza.
A colocação de uma cortina na sala de estar cria um espaço flexível que pode oferecer um ambiente adicional ao apartamento: um espaço de escritório ou um quarto extra. As paredes originais do quarto e do banheiro são substituídas por uma grande estrutura de vidro em toda a largura do apartamento, proporcionando uma sensação de profundidade e continuidade entre os espaços. O vidro transparente do quarto é transformado em um vidro opaco no banheiro. O banheiro foi pensado para torná-lo acessível diretamente da sala de estar, permitindo uma circulação fluida entre os diferentes cômodos do apartamento. O vaso sanitário está escondido atrás de uma cortina que se encaixa na continuidade do revestimento.
A intervenção é contemporânea e respeitosa com a existente. Todos os elementos funcionais em boas condições são preservados: o piso em mosaico e os armários originais foram restaurados. O teto em concreto aparente é revelado, com a marca da cofragem de madeira conferindo um caráter ao todo, expostas e enfatizadas.