-
Arquitetos: Júlia da Rocha Arquitetura, Westphal + Kosciuk
- Área: 215 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Eduardo Beltrame
-
Fabricantes: Alumax Esquadrias, Artam Esquadrias, Cerâmica ZLS, Portobello, Sherwin-Williams, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência de 215m² fica localizada em um condomínio às margens da Lagoa de Ibiraquera, em Santa Catarina. A geometria da casa pode ser descrita como um prisma cujas superfícies dobram-se em diagonais como origamis, gerando profundidade e sombra às fachadas. Esse volume branco e abstrato flutua sobre uma base menor e mais escura.
Os principais ambientes da casa foram organizados no pavimento superior, no qual um vazio central garante a entrada de luz pelos fundos da casa e a privacidade em relação ao vizinho, ao mesmo tempo que se conecta visualmente com um jardim no pavimento inferior. O volume da escada de único lance desenha a geometria da fachada sul e segue, a partir do pavimento superior, para um terraço ao ar livre na cobertura da casa. Com vista para a lagoa, a fachada norte possui painéis de correr com brises metálicos que protegem do sol e obedecem um ritmo de dimensões modulares.
O grande balanço da estrutura traz permeabilidade e flexibilidade ao espaço térreo, que é ocupado por funções mais secundárias e independentes da casa, tais como um ateliê, depósito e garagem. Um muro de tijolos de demolição intercalados cria um pátio privativo para o ateliê. Outra estratégia para aumentar a privacidade do lote de esquina foi aterrar parte do jardim frontal, gerando uma leve topografia na superfície originalmente plana do terreno.