-
Arquitetos: Panda Office
- Área: 470 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:GL YANG
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em Yunxiao, uma cidade no do sul de Fujian, na China. Com o desenvolvimento nos últimos anos, a geração mais jovem geralmente busca oportunidades de emprego fora de sua cidade natal. Como resultado, seus filhos são deixados sob cuidado dos avós, e se tornam a conexão entre as famílias. Entretanto, os pais gostariam de oferecer uma melhor educação aos filhos, de forma a prepará-los para o futuro, no entanto, eles têm um choque de realidade.
A homogeneidade dos métodos de educação infantil é um problema comum, que a maioria das cidades dos subúrbios da China enfrenta, principalmente devido à falta de instalações e escassez de educadores. Desta forma, realizamos pesquisas e análises sistemáticas, para nos adaptarmos ao ambiente educacional das crianças locais.
O projeto foi baseado no método de pirâmide proposto pelo educador holandês Van Kuyk, que combina abordagens holísticas e tradicionais, com o objetivo de desenvolver e promover naturalmente a autogestão das crianças, além de incentivar o aprendizado dos professores de formas alternativas. Neste método, os professores desempenham o papel de orientadores e desafiadores, de forma a mudar fundamentalmente o modelo tradicional de ensino, no qual os professores são gestores.
Análise Geográfica do Projeto
O projeto está localizado em uma área comercial do município, com transporte de fácil acesso. O espaço, com apenas um pavimento, é pequeno e restrito, portanto, tivemos que realizar uma pesquisa de posicionamento sistemático, para projetar e planejar ao público alvo.
Estratégias de Projeto
O objetivo deste projeto foi criar um espaço multifuncional, no qual crianças e professores possam explorar, brincar e aprender juntos. Primeiramente, analisamos as linhas originais do edifício e reconstruímos o térreo da antiga loja comercial, criando duas áreas integradas.
Dez cilindros com tamanhos diferentes foram dispostos nas duas áreas, como cogumelos espalhados pela floresta. Este layout não apenas aprimora a composição do espaço, mas também ajuda as crianças no desenvolvimento de sua capacidade de exploração, além de cultivar e construir um espaço cognitivo.
Estudos contemporâneos apontam que a cognição espacial em crianças está se mostrando tão importante, quanto as habilidades verbais e matemáticas, e que, uma maior dificuldade na exploração espacial pode levar ao aumentar do tamanho do hipocampo, bem como do número de células nervosas.
Através dos cilindros, planejamos as linhas dinâmicas verticais e horizontais do espaço, de forma que as crianças possam explorar e brincar livremente no ambiente. Ao mesmo tempo, também incluímos diferentes atributos funcionais na composição.
Por exemplo, através da conexão do cilindro de acrílico transparente, as crianças podem observar o espaço de diferentes ângulos, enquanto caminham por dentro deles, assim estimulando suas funções físicas e enriquecendo sua experiência espacial.
O arco representa proteção, desta forma, utilizamos a tensão da forma para induzir a imaginação.
De forma a facilitar a comunicação entre os professores e as crianças, prateleiras foram dispostas nas circulações. Já o escorregador e piscina de bolinhas, sempre foram os favoritos das crianças.
A escala do projeto também foi considerada, permitindo que os professores possam brincar livremente com as crianças. O piso de vidro é o toque final do projeto, para incentivar os pequenos guerreiros. Embora o playground seja pequeno, ainda é o melhor lugar para as crianças se comunicarem.
As escadas que levam ao segundo e terceiro pavimento foram revestidas com um tecido macio e espesso, garantindo a passagem das crianças e reduzindo possíveis acidentes.
As salas de aula foram separadas por grandes recortes de vidro em forma de arco, para aumentar a transparência do espaço e ampliar o ambiente.
Uma sala de aula bidirecional flexível também foi projetada. O espaço é fechado por uma porta oculta de correr, de modo a proporcionar às crianças e aos professores um espaço flexível de ensino para diferentes cursos. Esta estratégia também ajuda a romper o "ensino em sala de aula", tradicional do jardim de infância, de forma a oferecer áreas mais interessantes para os alunos, proporcionando aos professores um ensino mais interativo, com participação igual no processo de construção de conhecimento.
Muitas crianças, na mesma situação, ainda existem na China. O projeto espera fazer mais pelas crianças chinesas, proporcionando uma melhor educação e construção cooperativa do ensino, assim educando o pequeno sucessor do futuro.