Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na periferia de Guadalajara, uma cidade em constante crescimento, onde os lotes do centro são cada vez mais valorizados, o projeto foi idealizado com a premissa de densificar novamente a região.
O terreno, anteriormente abrigava duas residências, que forma demolidas. O projeto propôs aumentar a densidade do lote, ao incluir quatro pavimentos com unidades habitacionais, voltados para um modelo familiar contemporâneo.
Em resposta a problemática, o projeto rompe com a tradicional tipologia do entorno com uma linguagem contemporânea, porém respeitando a escala local, caracterizada por habitações de baixa densidade. Por esta razão, a proporção alongada do lote foi utilizada de forma a gerar um projeto mais horizontal, alcançando um equilíbrio entre as escalas.
Os materiais foram definidos de forma a enfatizar o conceito, como a tela horizontal na fachada, que gera uma câmara de ar e que ajuda a mitigar o ruído, além de oferecer amplitude visual. A tela feita de material semi-translúcido permite a passagem da luz, mas mantendo a privacidade das unidades residenciais.
O edifício é enquadrado com um pórtico de concreto que, além de tornar a materialidade evidente, enfatiza a horizontalidade do projeto e ajuda a gerar espaços residenciais semi-cobertos, no pavimento superior do volume.